Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3175| Tipo: | TCC |
| Título: | Trabalhando a educação ambiental através de charges e artigos jornalísticos online: uma experiência com relatos dos estudantes do curso de extensão de leitura e compreensão de textos em língua francesa |
| Autor(es): | Pessoa, Martha Bulcão |
| Primeiro Orientador: | Fraga, Kátia Ferreira |
| Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo fazer uma análise sobre os relatos de estudantes do curso de extensão universitária de leitura e compreensão de textos em língua francesa, oferecido pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba, através de um trabalho desenvolvido em sala de aula com a utilização de três artigos de jornais online franceses: Le Monde, Le Figaro e La Croix; e de três charges de diferentes desenhistas: Plantu, Philippe Tastet e Chappatte. Essas escolhas foram feitas com o propósito de despertar uma visão crítica em relação à leitura e compreensão textual em língua francesa, utilizando para isso a educação ambiental. Trata-se, portanto, de um trabalho qualitativo, descritivo, baseado nos princípios da pesquisa-ação que reúne as impressões dos estudantes através de relatos presentes em questionários aplicados no início e ao final dos estudos realizados em sala de aula. |
| Abstract: | Cette recherche a pour objectif faire une analyse sur les rapports des étudiants du cours d‟ extension universitaire de lecture et compréhension de textes en langue française, offerté par le Département de Lettres Étrangères Modernes de L‟Université Fédérale de Paraíba, à travers un travail développé en salle de classe avec l‟utilisation de trois articles de jounaux en ligne français : Le Monde, Le Figaro et La Croix, et de trois dessins de presse de différents dessinateurs: Plantu, Philipe Tastet et Chappatte. Ces choix ont été faits avec un propos d‟éveiller un regard critique en rélation à la lecture et compréhension textuelle en langue française, en utilisant pour cela l‟éducation écologique. Il s‟agit, donc, d‟un travail qualitatif, descriptif, axé sur les principes de la recherche-action qui rassemble des impressions des étudiants à travers les rapports présents dans les questionnaires appliqués au début et à la fin des études réalisées en salle de classe. |
| Palavras-chave: | Língua francesa – Compreensão de textos Leitura Educação ambiental Charges |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3175 |
| Data do documento: | 11-Jul-2011 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MBP11072011.pdf | 920,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
