Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31751
Tipo: | TCC |
Título: | AS VOZES TRANSGRESSORAS DE MULHERES NEGRAS EM “JUMPING MONKEY HILL”, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE |
Autor(es): | MAGALHÃES, WINNY PALLOMA COSTA |
Primeiro Orientador: | Araújo, Flávia Santos de |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de analisar as vozes transgressoras femininas no conto “Jumping Monkey Hill” de Chimamanda Ngozi Adichie, percebendo como as personagens femininas negras usam as suas vozes para romper com o silenciamento que é imposto a elas e suas ancestrais desde o período colonial. Assim, este estudo se debruça sobre como o chamado Oriente é moldado por uma visão ocidentalista e como essa visão contribuiu para a expansão do sistema colonial europeu. A partir desta discussão, a pesquisa identifica algumas características do colonialismo e do patriarcalismo, que, juntos, perpetuam uma imagem hiper sexualizada, exótica e desumanizada da mulher negra. O trabalho se fundamenta, ainda, em pilares teórico-críticos do feminismo negro, sob a ótica de importantes intelectuais negras como bell hooks, Patricia Hill Collins, Oyeronke Oyewumi ,Grada Kilomba e Djamila Ribeiro, trançando uma trajetória até Chimamanda Adichie e sua escrita transgressora. Ao percorrer elementos do conto de Adichie, o trabalho ressalta como a construção de personagens femininas negras ilustram o uso da voz (e da escrita) em processos de agenciamento e empoderamento feminino. |
Abstract: | The aim of this monograph is to analyze the transgressive female voices in Chimamanda Ngozi Adichie's short story “Jumping Monkey Hill”, looking at how the black female characters use their voices to break the silencing that has been imposed on them and their ancestors since the colonial period. Thus, this study looks at how the so-called Orient is shaped by a Western vision and how this vision contributed to the expansion of the European colonial system. Based on this discussion, the research identifies some characteristics of colonialism and patriarchy, which perpetuate a hyper-sexualized, exotic, and dehumanized image of black women. The work is also based on Black Feminist theoretical-critical pillars, from the perspective of important black women intellectuals such as bell hooks, Patricia Hill Collins, Oyeronke Oyewumi, Grada Kilomba, and Djamila Ribeiro, weaving a path to Chimamanda Adichie and her transgressive writing. By traversing elements of Adichie's short story, this study highlights how the construction of black female characters illustrates the use of voice (and writing) in processes of female agency and empowerment. |
Palavras-chave: | Colonialismo. Opressão. Voz feminina. Transgressão. Chimamanda Adichie. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31751 |
Data do documento: | 2-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
_ (12).pdf | 548,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons