Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31759
Tipo: | TCC |
Título: | AS EMOÇÕES EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: PRÁTICAS DE LETRAMENTO EMOCIONAL EM CONTEXTO DE ENSINO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
Autor(es): | NASCIMENTO, JÉSSICA REBECA SANTANA DO |
Primeiro Orientador: | Medrado, Betânia Passos |
Resumo: | As emoções são consideradas uma característica comum da evolução da espécie humana e parte fundamental da aprendizagem. Considerá-las na Educação é reconhecer os alunos como seres humanos integrais, pois os aspectos emocionais não estão desconectados dos cognitivos (Barcelos, 2015). Este trabalho fundamenta-se na incorporação de práticas de Letramento Emocional no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP), através de um projeto de intervenção de um Curso de Inglês com um grupo de 10 alunos colaboradores em uma Escola Cidadã Integral e Técnica, na cidade de João Pessoa. Nessas circunstâncias, práticas de Letramento Emocional foram implementadas com o objetivo de analisar o papel das emoções na aprendizagem da língua inglesa por acreditar que essas ações favoreçam um ensino e aprendizagem com bons resultados. Com a finalidade de obter suporte para a investigação, esta pesquisa baseou-se nos estudos de Barcelos (2015), Casassus (2009), Van Der Verr e Valsiner (2009), nas ideias e trabalhos de Goleman, (1995), Garret e Young (2009) e Val (2006), entre outros autores, bem como na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). O corpus é constituído por três instrumentos de pesquisa que envolveram: a) quadros comparativos de emoções (Emojidômetro); b) Perguntas Reflexivas Iniciais; c) e um Questionário Final. A partir de uma análise mista dos dados, foi observado que houve contribuições positivas na percepção desses alunos ao refletirem sobre suas emoções durante o Curso, pois esse processo permitiu o questionamento sobre os motivos dos seus estados emocionais e os impactos dessas emoções na aprendizagem. Os resultados demonstraram implicações na percepção e no gerenciamento das emoções por parte dos alunos colaboradores diante dos instrumentos de pesquisa utilizados. |
Abstract: | Emotions are considered a common characteristic of the human species evolution and a fundamental part of learning. Considering them in education recognizes students as whole human beings, as emotional aspects are not disconnected from cognitive ones (Barcelos, 2015). This work is based on incorporating Emotional Literacy practices within the context of the Pedagogical Residency Program (PRP), through an intervention project in an English Course with a group of 10 collaborating students at a Technical and Integral Citizen School, in João Pessoa. In these circumstances, Emotional Literacy practices were implemented with the aim of analyzing the role of emotions in the learning of the English language, believing that these actions would favor teaching and learning with positive outcomes. In order to obtain support for the research, this study was based on the works of Barcelos (2015), Casassus (2009), Van Der Verr and Valsiner (2009), as well as the ideas and works of Goleman (1995), Garret and Young (2009), Val (2006), among other authors, as well as the National Common Curricular Base (Brazil, 2018). The corpus consists of three research instruments: a) comparative boards of emotions (Emojidômetro); b) Initial Reflective Questions; and c) a Final Questionnaire. A mixed analysis of the data showed that there were positive contributions to these students' perceptions as they reflected on their emotions during the Course. This process allowed them to question the reasons for their emotional states and the impacts of these emotions on learning. The results showed implications in the perception and management of emotions by the collaborating students in response to the research instruments used. |
Palavras-chave: | : Emoções; Letramento Emocional; Ensino de Língua inglesa; Programa de Residência Pedagógica. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31759 |
Data do documento: | 13-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NASCIMENTO, Jéssica (2023) As emoções em aulas de língua inglesa_práticas de Letramento Emocional em contexto de ensino no Programa de Residência Pedagógica .pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons