Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3176| Tipo: | TCC |
| Título: | Diário reflexivo na formação inicial: significando ações na construção de uma identidade profissional |
| Autor(es): | Freitas, Ana Cláudia de Melo |
| Primeiro Orientador: | Medrado, Betânia Passos |
| Resumo: | O processo de formação docente, inicial e continuada, tem gerado inquietações nos diversos profissionais envolvidos e motivado diversas pesquisas no meio acadêmico, tendo em vista a importância de uma formação que desenvolva profissionais capazes de refletir criticamente sobre a prática pedagógica, capazes de se auto-avaliarem, entre outros aspectos. Inseridos nesse contexto e partindo de nossa prática de ensino da língua francesa no âmbito de Projetos acadêmicos e seu registro em diários reflexivos, bem como interessados em melhor compreender o processo de formação da identidade profissional docente, pretendemos com este trabalho, discutir de que forma uma professora de língua estrangeira em formação inicial evidencia, em diários reflexivos, a conscientização de suas ações e reflexão crítica do processo de ensino-aprendizagem e até que ponto o posicionamento crítico dessa professora sinaliza para a construção da sua identidade como profissional do ensino. Fundamentados nos estudos de Liberali, Magalhães e Romero (2003); Moita Lopes (2003); Zabalza (2004); Reichmann (2007); Bortoni-Ricardo (2008); Medrado (2008); Dias (2009); Liberali (1999, 2010), entre outros. Nosso corpus consiste em um diário reflexivo produzido pela pesquisadora-diarista durante sua participação no Projeto de extensão Direitos Linguísticos e Inclusão social: oficinas de língua estrangeira para a comunidade Maria de Nazaré (PROBEX/UFPB) com vigência nos anos 2008, 2009 e 2010, totalizando 98 registros. A análise qualitativa dos dados evidenciou que o diário auxilia na visualização da ação do professor e contribui para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, assim como, é um instrumento capaz de auxiliar na construção da identidade profissional docente. |
| Abstract: | Not available. |
| Palavras-chave: | Formação inicial Língua estrangeira Construção identitária |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3176 |
| Data do documento: | 16-Dez-2011 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ACMF16122011.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
