Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3176
Tipo: TCC
Título: Diário reflexivo na formação inicial: significando ações na construção de uma identidade profissional
Autor(es): Freitas, Ana Cláudia de Melo
Primeiro Orientador: Medrado, Betânia Passos
Resumo: O processo de formação docente, inicial e continuada, tem gerado inquietações nos diversos profissionais envolvidos e motivado diversas pesquisas no meio acadêmico, tendo em vista a importância de uma formação que desenvolva profissionais capazes de refletir criticamente sobre a prática pedagógica, capazes de se auto-avaliarem, entre outros aspectos. Inseridos nesse contexto e partindo de nossa prática de ensino da língua francesa no âmbito de Projetos acadêmicos e seu registro em diários reflexivos, bem como interessados em melhor compreender o processo de formação da identidade profissional docente, pretendemos com este trabalho, discutir de que forma uma professora de língua estrangeira em formação inicial evidencia, em diários reflexivos, a conscientização de suas ações e reflexão crítica do processo de ensino-aprendizagem e até que ponto o posicionamento crítico dessa professora sinaliza para a construção da sua identidade como profissional do ensino. Fundamentados nos estudos de Liberali, Magalhães e Romero (2003); Moita Lopes (2003); Zabalza (2004); Reichmann (2007); Bortoni-Ricardo (2008); Medrado (2008); Dias (2009); Liberali (1999, 2010), entre outros. Nosso corpus consiste em um diário reflexivo produzido pela pesquisadora-diarista durante sua participação no Projeto de extensão Direitos Linguísticos e Inclusão social: oficinas de língua estrangeira para a comunidade Maria de Nazaré (PROBEX/UFPB) com vigência nos anos 2008, 2009 e 2010, totalizando 98 registros. A análise qualitativa dos dados evidenciou que o diário auxilia na visualização da ação do professor e contribui para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, assim como, é um instrumento capaz de auxiliar na construção da identidade profissional docente.
Abstract: Not available.
Palavras-chave: Formação inicial
Língua estrangeira
Construção identitária
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3176
Data do documento: 16-Dez-2011
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACMF16122011.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons