Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31761
Tipo: TCC
Título: EXPLORANDO O DESENVOLVIMENTO WEB COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM AULAS DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE PRÁTICAS DE DOCÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autor(es): MOREIRA, JOHN RYAN
Primeiro Orientador: Medrado, Betânia Passos
Resumo: Com a constante evolução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, formas cada vez mais inéditas de se relacionar com a linguagem têm surgido, modificando nossas relações sociais. Nesse sentido, a língua inglesa, possuindo status de língua franca, tem maior destaque, pois é a principal língua de comunicação nesses meios e utilizada na maior parte das linguagens de programação. Como resultado, há uma crescente necessidade educativa para que mais pessoas acessem esse universo, exercendo, no mundo globalizado e tecnológico, sua cidadania. Entretanto, ainda são poucas as escolas que promovem o letramento digital, especialmente em ambientes de ensino público, no qual diversos empecilhos, como falta de equipamentos ou conexão com internet, afetam o agir docente. Alguns professores, muitas vezes, também não conhecem formas significativas de desenvolver o letramento digital com os alunos. Frente a isso, este trabalho objetiva analisar a programação para internet como ferramenta pedagógica no ensino de inglês como língua estrangeira, baseando-se em um contexto de escola pública estadual da cidade de João Pessoa - Paraíba. A experiência foi vivenciada durante prática docente na disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Letras- Inglês da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para alcançar nosso objetivo, embasamo-nos em literatura sobre os (multi)letramentos e seus desdobramentos (Kleiman, 2005; Zacharias, 2016; Stevens e Verschoor, 2017; Monte Mór, 2017; Rojo e Moura, 2019; Cope e Kalantzis, 2023;), sobre as trabalho docente (Amigues, 2004; Lousada, 2004; Medrado, 2017) e documentação oficial das políticas educacionais (Brasil, 2018). O corpus é formado por plano de aula, relatório de estágio e produção discente, os quais foram analisados à luz dos trabalhos mencionados. Os resultados apontam para o fato de que, mesmo com impedimentos e ajustes, a implementação do Desenvolvimento Web na aula de inglês levou a uma prática pedagógica mais significativa, engajando os alunos e fazendo-os aprender a língua-alvo sem que percebessem
Abstract: With the constant evolution of New Information and Communication Technologies, increasingly novel ways of engaging with language have emerged, altering our social relationships. In this context, the English language, having the status of a lingua franca, holds greater prominence as it is the primary means of communication in these environments, and is used in most programming languages. As a result, there is a growing educational need for more people to access this realm, thereby exercising their citizenship in the globalized and technological world. Nevertheless, there are still only a few schools that promote digital literacy, especially in public education settings where various obstacles, such as a lack of equipment or internet connectivity, affect the teaching process. Some teachers are often not familiar with meaningful ways to develop digital literacy with their students. In response to this, this work aims at analyzing Web Development as a pedagogical tool in the teaching of English as a foreign language, based on the context of a state public school in the city of João Pessoa, Paraíba. The experience was gained during teaching practice in the Supervised Internship II course of the English Language program at the Federal University of Paraíba (UFPB). To achieve this, we draw on literature on (multi)literacy and its implications (Kleiman, 2005; Zacharias, 2016; Stevens and Verschoor, 2017; Montemor, 2017; Rojo and Moura, 2019; Cope and Kalantzis, 2023;), on teaching work (Amigues, 2004; Lousada, 2004; Medrado, 2017), and official documentation of educational policies (Brazil, 2018). The corpus consists of a lesson plan, internship report, and student production, which were analyzed in light of the aforementioned works. The results point to the fact that, even with obstacles and adjustments, the implementation of Web Development in the English class led to a more meaningful pedagogical practice, engaging the students, and helping them learn the targeted language without realizing it.
Palavras-chave: Letramento Digital; Ensino de Inglês; Desenvolvimento Web; Estágio Supervisionado.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31761
Data do documento: 12-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons