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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31767
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Yure Talis Rocha-
dc.date.accessioned2024-09-09T18:37:05Z-
dc.date.available2023-06-28-
dc.date.available2024-09-09T18:37:05Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31767-
dc.description.abstractThe traveling salesman problem with time windows (TSPTW) is a variant of the classical traveling salesman problem (TSP), in which customers must be served within specific time windows. This work proposes a hybrid genetic search for the TSPTW con sidering a hybrid electric vehicle (HEV), which is more environmental friendly than con ventional vehicles and helps to decrease the emission of greenhouse gases. The developed approach includes a specific operator based on the order crossover (OX) to obtain im proved solutions, as well as a search limitation strategy and an efficient move evaluation scheme to speed up the local search phase. Extensive computational experiments were conducted on more than 200 benchmark instances. The proposed algorithm was revealed to be effective in systematically finding high-quality solutions when compared to those achieved by the best heuristic for the problem. Improved solutions were found, especially for the larger and more challenging cases, for which our algorithm performed, on average, 9 times faster than the quickest method available. Moreover, we examine the frequency distribution of the operation mode usage of the vehicle associated with the best solutions found.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-09-09T18:37:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Yure Talis Rocha Silva_TCC.pdf: 2187116 bytes, checksum: 5ccf1ebc276ff5f813e0b88e6f25b715 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-09T18:37:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Yure Talis Rocha Silva_TCC.pdf: 2187116 bytes, checksum: 5ccf1ebc276ff5f813e0b88e6f25b715 (MD5) Previous issue date: 2023-06-23en
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCaixeiro viajantept_BR
dc.subjectVeículo elétrico híbridopt_BR
dc.subjectAlgorítmo genético híbridopt_BR
dc.subjectBusca localpt_BR
dc.titleHybrid genetic search for the traveling salesman problem with hybrid electric vehicle and time windowspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Subramanian, Anand-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752210156480636pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8146431629425931pt_BR
dc.description.resumoO problema do caixeiro viajante com janelas de tempo, do inglês traveling salesman problem with time windows (TSPTW), ´e uma variante do problema clássico do caixeiro viajante, no qual clientes devem ser atendidos dentro de janelas de tempo. Este trabalho propõe uma busca genética híbrida para o TSPTW com veículo elétrico híbrido, o qual, comparado a veículos tradicionais, ´ e mais amigável ao meio ambiente e ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. A abordagem desenvolvida inclui um operador baseado no order crossover (OX) para melhorar soluções, juntamente com uma estratégia de limitação de busca e um sistema eficiente de avaliação de movimentos para acelerar a etapa de busca local. Experimentos computacionais foram realizados em mais de 200 instâncias de benchmark. O algoritmo proposto se mostrou efetivo em sistematicamente encontrar soluções de alta qualidade quando comparadas ` aquelas encontradas pela melhor heurística para o problema. Soluções melhores foram encontradas, especialmente para instâncias maiores e mais desafiadoras, nas quais o algoritmo se mostrou, em média, 9 vezes mais rápido do que o melhor método existente. Além disso, foi examinada a distribuição de frequência do uso dos modos de operação do veículo associados com as melhores soluções encontradas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

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