Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3178
metadata.dc.type: TCC
Title: Da teoria à prática: uma ponte a ser construída desde a formação inicial
metadata.dc.creator: Neves, Erika Zoraia Vênancio
metadata.dc.contributor.advisor1: Medrado, Betânia Passos
metadata.dc.description.resumo: A educação se apresenta como importante ferramenta de mudança social e desenvolvimento do ser humano. Como defende Freire (1994; 1999) a educação é um ato de libertação que pode ajudar o homem a se constituir presença marcante no mundo. É direito constitucional que todos tenham acesso a uma educação de qualidade. Para isso, faz- se necessário haver educadores que ultrapassem a mera transmissão de saberes acadêmicos, visando uma educação para a vida. Enfatizamos a necessidade de que o Estado assuma suas responsabilidades legais neste processo formativo, visto que, segundo diversas leis, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), e o Parecer CNE/CP 9/2001 (2002), a formação de professores para atuarem na educação básica deve ocorrer, obrigatoriamente, nas universidades. Acreditamos que tal obrigatoriedade vise a uma formação cada vez de melhor qualidade, dada a complexidade do ser professor. Como forma de promover melhor interação entre os saberes teóricos e a prática docente futura, a Lei n. 11.788 (2008), estabelece o estágio como parte do projeto pedagógico do curso de licenciatura. Diante disto, objetivamos investigar como a fala de três graduandos da Universidade Federal da Paraíba, do curso de Letras Estrangeiras Modernas, evidencia os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso e refletem o formato atual do Estágio Supervisionado a eles ofertado. A análise qualitativa dos dados aponta para uma dificuldade desses alunos em perceber tal relação (teoria-prática), bem como evidencia o atual modelo de estágio que, segundo eles, apesar de contribuir para a sua formação docente, apresenta lacunas para uma efetivação concreta da vivencia clara dos saberes teóricos intimamente vinculados à prática docente.
Abstract: Not available.
Keywords: Formação docente
Educação
Teoria-prática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3178
Issue Date: 14-Dec-2011
Appears in Collections:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EZVN14122011.pdf901,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons