Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31781
Tipo: TCC
Título: Literaturas da língua espanhola na sala de aula: formando sujeitos leitores
Autor(es): Martins, Henrique Rangel Inácio
Primeiro Orientador: Santos, Luciane Alves
Resumo: Na perpesctiva educacional, o ensino de literaturas nas aulas de Língua Espanhola ainda ocupa um lugar consideravelmente singelo, carecendo de mais atenção, pois favorece diretamente a construção de conhecimentos linguísticos indispensáveis para a formação dos alunos enquanto sujeitos leitores. É mediante esta conjuntura, que o presente trabalho busca debater e discutir diferentes sujetividades envolvendo o ensino de Língua Espanhola (LE) em concomitância com a promoção da literatura dentro da sala de aula através do favorecimento de espaços para a leitura literária, que, por sua vez, propiciam a formação de alunos leitores, capazes de interpretar o mundo social e cultural a sua volta de forma consciente, crítica e proativa. Desenvolvida através do método monográfico de cunho bibliográfico e caráter qualitativo, a presente pesquisa investiga e analisa as contribuições do ensino de literaturas enquanto recurso valioso para as aulas de LE através da análise, investigação e interpretação das ideias de diferentes autores, como Cosson (2014), Geraldi (2006), Kato (2007), Maria (2002) e Oliveira (2010). Em síntese, consiste em um compilado de informações diretamente relacionadas á realidade educacional atual no Brasil que envolve a prática docente e o ensino de línguas estrangeiras como expoentes para a formação integral dos alunos através de uma educação que favoreça a aprendizagem significativa e o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos.
Abstract: En la perspectiva educativa, la enseñanza de la literatura en las clases de Lengua Española sigue ocupando un lugar considerablemente sencillo, necesitando más atención, ya que favorece directamente la construcción de conocimientos lingüísticos indispensables para la formación de los estudiantes como sujetos lectores. Es en este contexto que el presente trabajo busca debatir y discutir diferentes subjetividades que abarcan la enseñanza de la Lengua Española en conjunto con la promoción de la literatura dentro del salón de clases, favoreciendo espacios para la lectura literaria, que a su vez, proveen la formación de los estudiantes lectores, capaz de interpretar el mundo social y cultural que les rodea de forma consciente, crítica y proactiva. Desarrollada utilizando el método monográfico de carácter bibliográfico y de carácter cualitativo, esta investigación investiga y analiza los aportes de la enseñanza de la literatura como un recurso valioso para las clases de LE a través del análisis, investigación e interpretación de las ideas de diferentes autores, como Cosson (2014), Geraldi (2006), Kato (2007), Maria (2002) y Oliveira (2010). En resumen, consiste en una recopilación de información directamente relacionada con la realidad educativa actual en Brasil que involucra la práctica docente y la enseñanza de lenguas extranjeras como exponentes para la formación integral de los estudiantes a través de una educación que favorece el aprendizaje significativo y el desarrollo de autonomía de los sujetos.
Palavras-chave: Espanhol
Aprendizagem
Leitura
Literatura
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31781
Data do documento: 14-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HenriqueRangelInácioMartins_TCC.pdfTCC422,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
HenriqueRangelInácioMartins_TERMO.pdfTERMO405,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons