Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31782
Tipo: | TCC |
Título: | A situação da língua espanhola no estado da paraíba: um estudo na ecit benjamim maranhão |
Autor(es): | Oliveira, Herlens Rayana Das Neves Lima |
Primeiro Orientador: | Ponte, Andrea Silva |
Resumo: | Considerando a importância da Língua Espanhola e sua implementação no currículo educacional brasileiro, o objetivo principal deste trabalho é a análise interpretativa da situação atual do ensino da Língua Espanhola no Estado da Paraíba, especificamente na ECIT Benjamim Maranhão. Buscamos a partir deste trabalho identificar como ocorre o ensino de língua espanhola em âmbito local, analisando as determinações oficiais federais e estaduais para este ensino. A abordagem metodológica do trabalho partiu da análise interpretativa de documentos oficiais da língua espanhola no contexto educacional brasileiro e de documentos produzidos pela própria instituição, a ECIT Benjamim Maranhão. A partir da análise dos dados respondemos ao problema norteador da pesquisa. “Como o ensino de língua espanhola é oferecido na rede estadual da Paraíba”? Para fundamentar a discursão, elegemos os seguintes interlocutores: Silva (2019), Horn e Machado (2018) e Ramos e Heinsfeld (2017). Os resultados e conclusões deste trabalho possibilitaram uma visão diagnóstica da realidade do ensino do espanhol no contexto escolar da ECIT Benjamim Maranhão, assim como permitem a descrição dos impasses e dificuldades que a língua enfrenta nesse contexto. Em linhas gerais, concluimos que a Paraíba está à frente das políticas educacionais para o ensino de língua espanhola, no entanto, ainda deve fornecer suporte para a concretização e efetivação de fato e de direito da língua espanhola nos contextos escolares. Na escola em destaque, foi observado que, apesar da língua estar inserida na matriz curricular, o ensino ocorre baseado nas orientações que a Secretaria Estadual de Educação dispõe, por meio das diretrizes operacionais, as quais, não disponibilizam as ementas das disciplinas, tanto da educação básica, quanto da educação técnica. Em síntese, a língua espanhola ainda precisa de subsídios de apoio, por parte do governo estadual, para se fundamentar como disciplina colaborativa no processo formativo do indivíduo. |
Abstract: | Considerando la importancia del idioma español y su implementación en el currículo educativo brasileño, el objetivo principal de este trabajo es el análisis interpretativo de la situación actual de la enseñanza del idioma español en el Estado de Paraíba, específicamente en ECIT Benjamim Maranhão. A partir de este trabajo, buscamos identificar cómo se lleva a cabo la enseñanza del idioma español a nivel local, analizando las determinaciones oficiales federales y estatales para esta enseñanza. El enfoque metodológico del trabajo se basó en el análisis interpretativo de documentos oficiales en lengua española en el contexto educativo brasileño y documentos producidos por la propia institución, ECIT Benjamim Maranhão. Basándonos en el análisis de datos, respondimos la pregunta guía de la investigación. “¿Cómo se ofrece la enseñanza del español en la red estatal de Paraíba”? Para apoyar la discusión, elegimos a los siguientes interlocutores: Silva (2019), Horn y Machado (2018) y Ramos y Heinsfeld (2017). Los resultados y conclusiones de este trabajo permitieron tener una visión diagnóstica de la realidad de la enseñanza del español en el contexto escolar ECIT Benjamim Maranhão, además de permitir la descripción de los impasses y dificultades que enfrenta la lengua en este contexto. En términos generales, concluimos que Paraíba está a la vanguardia de las políticas educativas para la enseñanza del español, sin embargo, aún debe brindar apoyo para la actualización y realización de hecho y derecho de la lengua española en los contextos escolares. En la escuela destacada, se observó que, a pesar de que el lenguaje está incluido en el plan de estudios, la enseñanza se da en base a los lineamientos que tiene el Departamento de Educación del Estado, a través de los lineamientos operativos, que no proveen los programas de las disciplinas, tanto en educación básica como en educación técnica. En resumen, el idioma español aún necesita subsidios de apoyo del gobierno estatal, para fundamentarse como una disciplina colaborativa en el proceso formativo del individuo. |
Palavras-chave: | Ensino da Língua Espanhola Estado da Paraíba Currículo Educaciona |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31782 |
Data do documento: | 17-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HerlensRayanaDasNevesLimaOliveira_TCC.pdf | TCC | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
HerlensRayanaDasNevesLimaOliveira_TERMO.pdf | TERMO | 365,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons