Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31783
Tipo: TCC
Título: Metodologias de ensino e o interesse pela língua espanhola: um estudo de caso em nova olinda-pb
Autor(es): Silva, Josefa Tainnar Amorim Da
Primeiro Orientador: Cuello, Ruth Marcela Bown
Resumo: Na presente pesquisa busca-se analisar as metodologias usadas pelo professor de Língua Espanhola para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem em uma escola pública no município de Nova Olinda, sertão paraibano, nas turmas da terceira série do ensino médio, como também foi pesquisado o interesse e preferência dos alunos na língua espanhola. Para tal, realizou-se um levantamento teórico a partir da análise das obras de diferentes autores entre os quais Parraquett (2006); Gomes (2020); Leffa (1999); Almeida (2003) entre outros estudiosos, e em documentos que regem a Educação Nacional entre os quais a LDB (9394/96) que constitui a base legal sobre o ensino de uma língua estrangeira na educação básica brasileira. Em seguida, realizou-se um estudo exploratório com a aplicação de questionários junto a discentes e docente de Língua Espanhola para entendimento do processo de ensinoaprendizagem e da visão que estes estudantes têm do ensino desse componente curricular. Considera-se que o uso das metodologias utilizadas pelo professor interfere diretamente no processo aprendizagem e no interesse dos discentes. Os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, por sua vez, não “falam a mesma língua”, ou seja, enquanto os discentes preferem aulas práticas e lúdicas; o professor dedica grande parte de suas aulas a mera exposição dos conteúdos.
Abstract: En esta investigación, buscaremos analizar las metodologías utilizadas por el profesor de lengua española para el desarrollo del proceso de enseñanza-aprendizaje en una escuela pública del municipio de Nova Olinda, región sertão de Paraíba, en las clases del tercer año de enseñanza media, así como también se investigó el interés y preferencia de los estudiantes por el idioma español. Para ello, se realizó un levantamiento teórico basado en el análisis de las obras de diferentes autores, entre ellos Parraquett (2006); Gomes (2020; Leffa (1999); Almeida (2003) entre otros estudiosos, y en documentos que rigen la Educación Nacional, incluida la LDB 9394/96) que constituye la base legal para la enseñanza de una lengua extranjera en la educación básica brasileña. Luego, se realizó un estudio exploratorio con la aplicación de cuestionarios con estudiantes y docentes de Lengua Española para comprender el proceso de enseñanzaaprendizaje y la visión que tienen estos estudiantes de la enseñanza de este componente curricular. Se considera que el uso de metodologías utilizadas por el profesor interfiere directamente en el proceso de aprendizaje y en el interés de los estudiantes. Los involucrados en el proceso de enseñanza e aprendizaje, a su vez, no “hablan el mismo idioma”, es decir, mientras que los estudiantes prefieren clases prácticas y lúdicas; el profesor dedica gran parte de sus clases a la mera exposición de contenidos.
Palavras-chave: Educação brasileira
Língua espanhola
Metodologias de ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31783
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosefaTainnarAmorimDaSilva_TCC.pdfTCC427,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JosefaTainnarAmorimdaSilva_TERMO.pdfTERMO578,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons