Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31791
Tipo: TCC
Título: O GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): Oliveira, Maria Ianne Pereira de
Primeiro Orientador: Cuello, Ruth Marcela Bown
Resumo: As histórias em quadrinhos são um gênero textual muito popular no mundo, apresentam narrativas com enredos distintos e personagens fixos, destinadas a públicos de todas as idades com humor e sátira. O presente trabalho tem como objetivo contribuir com o aprendizado da língua espanhola de maneira reflexiva e crítica utilizando o gênero textual história em quadrinhos na sala de aula de língua espanhola. A investigação aporta como embasamento teórico: Barbosa (2004) Bezerra (2010), Bown (2007), Moretti (2004) entre outros autores que falam sobre o tema. O caráter da pesquisa é qualitativo e quantitativo e o método utilizado foi um relato de experiência da própria autora ao aplicar atividades com HQ a uma turma de terceiro ano de ensino médio. O trabalho também contou com a aplicação de um questionário aos alunos. Os resultados da pesquisa revelam que os alunos conhecem leem e gostam das HQs e durante a realização das atividades foi observada a motivação para trabalhar aguçando a curiosidades dos alunos e desafiando seu senso crítico.
Abstract: Las historietas son un género textual muy popular en el mundo, se presentan narrativas con enredos distintos y personajes fijos, dirigidas a los públicos de todas las edades con humor y sátira. El presente trabajo tiene como objetivo contribuir con el aprendizaje de la lengua española de manera reflexiva y crítica utilizando el género textual historieta en la clase de lengua española. La investigación abarca como embasamiento teórico: Barbosa (2004) Bezerra (2010), Bown (2007), Moretti (2004) entre otros autores que hablan acerca del tema. El carácter de la investigación es cualitativo y cuantitativo y el método que se ha utilizado fue un relato de experiencia de la propia autora al aplicar actividades con historietas a un grupo de alumnos del tercer año de enseñanza media. El trabajo también contó con la aplicación de un cuestionario a los alumnos. Los resultados de la investigación revelan que los alumnos conocen, leen y les gustan las historietas y durante la realización de las actividades fue observada la motivación e interés para trabajar despertando la curiosidad de los alumnos y desafiando su pensamiento crítico
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Gênero textual
Ensino da língua espanhola
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31791
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaIannePereiraDeOliveira_TCC.pdfTCC1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MariaIannePereiradeOliveira_TERMO.pdfTERMO129,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons