Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31793
Tipo: TCC
Título: A abordagem intercultural no ensino de espanhol na educação básica do brasil
Autor(es): Sena, : Luciana Santos
Primeiro Orientador: Ponte, Andrea Silva
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a abordagem intercultural de espanhol no ensino básico do Brasil, considerando alguns aspectos apresentados nos documentos oficiais sobre língua estrangeira no ensino médio; como também frisar a importância da teoria da interculturalidade para o ensino de espanhol. A metodologia adotada foi da pesquisa qualitativa, de abordagem exploratória, por meio da qual se realizou a análise dos documentos oficiais Brasileiros (OCEM, DCNEM e BNCC), assim como a revisão da literatura dos estudos teóricos de Paraquett (2010), Assis (2011) e Matos (2014), buscando-se fazer o levantamento de orientações teórico-metodológicas sobre o ensino-aprendizagem do espanhol. A partir desse estudo foi criada a sequência didática, no intuito de se explorar as competências linguísticas necessárias para o aprendizado da língua espanhola na ótica da interculturalidade, chegando-se à conclusão de que a abordagem intercultural no ensino de espanhol como língua meta vai além de conteúdos gramaticais: é conhecer a si mesmo e o meio que se convive, pois possibilita a troca de conhecimentos e valorização de culturas, ampliando-se as visões de mundo e, por meio delas, mudando-se referenciais e ressignificando repertórios culturais.
Abstract: Este artículo tiene como objetivo discutir el enfoque intercultural del español en la educación básica en Brasil, considerando algunos aspectos presentados en documentos oficiales sobre lengua extranjera en la educación secundaria; así como destacar la importancia de la teoría de la interculturalidad para la enseñanza del español. La metodología adoptada fue una investigación cualitativa, con enfoque exploratorio, a través de la cual se realizó el análisis de documentos oficiales brasileños (OCEM, DCNEM y BNCC), así como una revisión de literatura de estudios teóricos de Paraquett (2010) Assis (2011) y Matos (2014), buscando relevar las pautas teóricas y metodológicas sobre la enseñanza y el aprendizaje del español. A partir de este estudio, se elaboró la secuencia didáctica, con el fin de explorar las habilidades lingüísticas necesarias para aprender el idioma español desde la perspectiva de la interculturalidad, llegando a la conclusión de que el enfoque intercultural en la enseñanza del español como lengua meta va más allá de los contenidos gramaticales: es conocerse a sí mismo y al entorno en el que se vive, pues posibilita el intercambio de conocimientos y la valoración de las culturas, ampliando las cosmovisiones y, a través de ellas, cambiando referentes y redefiniendo repertorios culturales.
Palavras-chave: Língua espanhola
Ensino-aprendizagem
Interculturalidade
Sequência didática
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31793
Data do documento: 7-Ago-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucianaSantosSena_TCC.pdfTCC502,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LucianaSantosSena_TERMO.pdfTERMO98,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons