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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31797
Tipo: | TCC |
Título: | Como tem sido a inserção do espanhol após a lei do ensino integral |
Autor(es): | Pereira, Maria Eduarda Angelo |
Primeiro Orientador: | Silva, Geraldo Emanuel de Abreu |
Resumo: | O presente trabalho objetiva, por meio de uma pesquisa qualitativa, marcada pela consulta bibliográfica e documental, verificar os desafios que se colocam a inserção do Espanhol na Educação Básica, bem como evidenciar as perspectivas de inclusão desse idioma, na grade curricular da Paraíba, surgidas a partir da Lei 11.191, sancionada em 29 de agosto de 2018. Para tanto, ressaltamos problemáticas e perspectivas, a partir dos apontamentos do Trio gestor, da ECIT Major Antônio de Aquino, situada na cidade de Mulungu/PB, considerando, igualmente, as contribuições do professor da disciplina Língua Espanhola e dos discentes da referida instituição educacional. De modo que autores como Costa (2016), Silva e Vaz (2017), Lázaro e Miranda (2020), Rodrigues e Honorato (2020), para citar alguns, auxilia-nos na constatação de que o Espanhol é um idioma em ascensão no Estado, conforme evidenciado através dos dados da APEEPB. |
Abstract: | El presente trabajo tiene como objetivo, a través de una investifación cualitativa, marcada por la consulta bibliográfica y documental, verificar los desafios que enfrenta la inserción del Español en la Educación Básica, así como resaltar las perspectivas de inclusión de este idioma, en el currículo de Paraíba, derivado de la Ley 11.191, promulgada el 29 de agosto de 2018. Para tanto, destacamos problemáticas y perspectivas, con base en las notas del trio directivo, del ECTI Major Antonio de Aquino, ubicada en la ciudad de Mulungu/PB, considerando también los aportes del docente de la asignatura Lengua Española y los alumnos de esa institución educativa. De modo que autores como Costa (2016), Silva y Vaz (2017), Lázaro y Miranda (2020), Rodrigues y Honorato (2020), por citar algunos, nos ayudan a estabelecer que el Español es una lengua en auge en el Estado, como lo demuestran los datos de APEEPB. |
Palavras-chave: | Legislação Educacional Língua Espanhola Ensino Integral Paraíba |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31797 |
Data do documento: | 9-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
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