Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31798
Tipo: TCC
Título: A oralidade no ensino de língua espanhola na educação a distância (ead)
Autor(es): Santos, Uine Nascimento dos
Primeiro Orientador: Silva , Carolina Gomes da
Resumo: O presente trabalho tem como proposta analisar como acontece o ensino da oralidade em Língua Espanhola na educação a distância. Apesar da sua relevância no ensino, a linguagem oral ainda exerce um papel secundário na EaD. Para isso, é fundamental uma reflexão sobre o desenvolvimento da oralidade e a importância de fazer com que os estudantes participem dessa prática através de movimentações que ajudam a desenvolver suas capacidades de expressões orais. A metodologia dessa pesquisa foi através de um questionário com cinco perguntas direcionado aos graduandos(a)s em Letras–Espanhol na modalidade EAD da UFPB do 8º período, onde os dados foram analisados a partir das respostas dos discentes. Os resultados mostraram que esse processo de ensino e aprendizagem precisa sim de mais espaço. Os graduandos sentem dificuldade em usar a língua de forma oral, e questionam que a oralidade é pouco trabalhada nessa modalidade, ressaltam também a fala de recurso no ambiente virtual de aprendizagem. Ao finalizar essa pesquisa constatamos que é necessário reforçar a produção oral no ensino a distância de língua espanhola.
Abstract: Este trabajo tiene como propuesta analizar cómo ocurre la enseñanza de la oralidaden la educación a distancia (EaD). A pesar de su relevancia en la enseñanza, el lenguaje oral todavía juega un papel secundario en la educación a distancia. Para ello, es fundamental reflexionar sobre el desarrollo de la oralidad y la importancia de hacer que los alumnos participen de esta práctica a través de movimientos que ayuden a desarrollar su capacidad de expresión oral. La metodología de esta investigación fue a través de un cuestionario con cinco preguntas dirigidas a estudiantes de pregrado en Letras - Español en la modalidad de educación a distancia de la UFPB del 8° período, donde se analizaron los datos en base a las respuestas de los estudiantes. Los resultados mostraron que este proceso de enseñanza y aprendizaje necesita más espacio. Los estudiantes de pregrado tienen dificultades para usar el idioma de manera oral, y cuestionan que la oralidad se trabaja poco en la educación a distancia, también enfatizan el recurso del habla en el ambiente de aprendizaje virtual. Al final de esta investigación encontramos que es necesario reforzar la producción oral en la educación a distancia en el idioma español.
Palavras-chave: Oralidade
Língua Espanhola
Educação a distância
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31798
Data do documento: 8-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UineNascimentoDosSantos_TCC.pdfTCC329,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
UineNascimentodosSantos_TERMO.pdfTERMO176,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons