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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31821
Tipo: TCC
Título: Estudo e aplicação das ferramentas de gestão da qualidade no subsetor de corte e vinco: um estudo de caso
Autor(es): Souto, David William Soares
Primeiro Orientador: Clericuzi, Genaro Zenaide
Resumo: O mercado está cada vez mais exigente e as empresas têm que se adequar e produzir cada vez mais com qualidade sem perder o tempo de produção, diante de tantas mudanças e requalificações que a indústria vem passando. A produção de produtos defeituoso ou fora do padrão de qualidade exigido pelo cliente é um grande dilema em qualquer ramo do segmento industrial, essas discrepâncias exercem uma influência na excelência e na eficiência de uma organização. A fabricação de itens não conformes resulta em clientes insatisfeitos, devoluções para algum reparo ou até mesmo uma devolução total, onde o consumidor fica insatisfeito, gerando prejuízo tanto financeiro como também danos à imagem da companhia, além de impactar na aptidão para manter a clientela atual e expandir os rumos para novas áreas. O foco deste trabalho foi elaborar e mostrar toda a metodologia e estudo do ciclo Plan, Do, Check e Act (PDCA) aplicada na área produtiva em uma gráfica localizada na cidade de João Pessoa – PB. Com o objetivo de reduzir o Key Performance Indicator (KPI) de prejuízo gerado por determinadas máquinas no subsetor de corte e vinco da indústria supracitada. Para servir de suporte para todo o projeto, foi utilizado outras ferramentas para compor o processo, como o diagrama de causa e efeito (Ishikawa), 5 porquês (5W) e brainstorm, todos eles auxiliaram e proporcionaram a elaboração de um plano de ação, onde a ferramenta escolhida e mais adaptada a realidade da empresa foi a ferramentas da qualidade 5W2H.
Abstract: The market is becoming increasingly demanding, and companies have to adapt and produce with even greater quality without sacrificing production time, given the numerous changes and requalifications the industry is undergoing. The production of defective products or those that do not meet the quality standards required by customers is a significant dilemma in any industrial sector. These discrepancies have an impact on the excellence and efficiency of an organization. Manufacturing non-conforming items results in dissatisfied customers, returns for repairs, or even total product returns, leaving consumers dissatisfied and causing financial losses as well as damage to the company's reputation. This also affects the ability to retain existing customers and expand into new areas. The focus of this work was to develop and demonstrate the entire methodology and study of the Plan, Do, Check and Act (PDCA) cycle applied in the production area of a printing company located in the city of João Pessoa, PB. The objective was to reduce the Key Performance Indicator (KPI) of losses generated by certain machines in the cutting and creasing subsector of the aforementioned industry. To support the entire project, other tools were used to complement the process, such as the Ishikawa cause-and-effect diagram, the 5 Whys (5W) analysis, and brainstorming. All of these tools aided in the development of an action plan, with the chosen and most suitable tool for the company's reality being the 5W2H quality tool.
Palavras-chave: PDCA
melhoria continua
ferramentas de qualidade,
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31821
Data do documento: 27-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

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