Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31837
Tipo: TCC
Título: Os mitos e as ciências das Itaquatiaras do Ingá
Autor(es): Leite Júnior, Antônio Ferreira de Sousa
Primeiro Orientador: Zica, Mateus da Cruz e
Resumo: O sítio de arte rupestre das Itaquatiaras do rio Ingá, reúne representações em baixo relevo na composição de grandes painéis de arte rupestre associado à tradição Itaquatiaras que, dominou um ambiente natural formado por rochas e água, transformando-o para fins sociais, sagrados, culturais e artísticos com um padrão estético particular em técnica de expressão e de conceitos simbólicos. A beleza e a complexidade das Itaquatiaras do Ingá parecem exigir do arqueólogo respostas que, dificilmente poderia dar. Por isso, muitas hipóteses foram levantadas por eruditos, pseudocientistas e estudiosos do mundo inteiro, estendendo a fama da Pedra do Ingá pelo místico e criando muitas relações entre as Itaquatiaras e as comunidades da região. A pesquisa teve como objetivos analisar as diversas concepções sobre a ornamentação das Itaquatiaras do Ingá, discutindo os aspectos místicos, sagrados e científicos envolvidos nessas suposições, estabelecendo relações entre os signos da Pedra do Ingá e outras inscrições da arte rupestre conhecida no Nordeste do Brasil. A metodologia consistiu de um levantamento bibliográfico, na leitura, análise dos textos, redação e elaboração de uma produção textual que, possibilitou a discussão dos achados e a elaboração de uma conclusão que, sem negligenciar o caráter científico desse desfecho, buscou não negar o valor da imaginação na elucidação da préhistória nordestina e brasileira.
Abstract: The rock art site of Itaquatiaras do Rio Ingá, brings together representations in low relief in the composition of large rock art panels associated with the Itaquatiaras tradition that dominated a natural environment formed by rocks and water, transforming it for social, sacred, cultural purposes and artistic with a particular aesthetic standard in expression technique and symbolic concepts. The beauty and complexity of the Itaquatiaras do Ingá seem to demand answers from the archaeologist that he could hardly give. Therefore, many hypotheses were raised by scholars, pseudoscientists and scholars from all over the world, extending the fame of Pedra do Ingá for the mystic and creating many relationships between the Itaquatiaras and the communities of the region. The research aimed to analyze the different conceptions about the ornamentation of the Itaquatiaras do Ingá, discussing the mystical, sacred and scientific aspects involved in these assumptions, establishing relationships between the signs of Pedra do Ingá and other inscriptions of rock art known in the Northeast of Brazil. The methodology consisted of a bibliographic survey, in the reading, analysis of texts, writing and elaboration of a textual production that, made possible the discussion of the findings and the elaboration of a conclusion that, without neglecting the scientific character of this outcome, sought not to deny the value imagination in the elucidation of Northeastern and Brazilian prehistory.
Palavras-chave: Pré-história
Mitos
Arqueologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31837
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFSLJ12092024.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons