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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31839
Tipo: | Dissertação |
Título: | Por um ensino de resistência(s): possibilidades de práticas educativas em São Miguel de Taipu - PB |
Autor(es): | Santos , José Thiago Silva dos |
Primeiro Orientador: | Mariano, Nayana Rodrigues Cordeiro |
Resumo: | A pesquisa em questão aborda discussões acerca da aplicação efetiva da Lei 11.645/08 nas escolas do Ensino Fundamental II do município de São Miguel de Taipu-PB, passados 15 anos desde sua aprovação. O estudo busca investigar o papel da formação docente na prática de evidenciar os povos indígenas, os currículos adotados e o espaço dado à temática indígena no currículo real dentro do Ensino de História. Também são investigadas as escolhas pedagógicas dos professores de História, as contribuições dos supervisores da rede, e as ações da Secretaria de Educação para incentivar a prática pelos docentes. A pesquisa utiliza como suporte teórico a perspectiva decolonial, com os autores Walsh (2013; 2017), Quijano (2005) e Brighenti (2016). Para discorrer sobre currículo, há diálogos com Tardif (2002), Bittencourt (2009) e Silva (1999). Ao adentrar nas questões indígenas, utilizam-se Munduruku (2009; 2021), Kayapó (2023), Krenak (2020) e Kambeba (2013). A metodologia empregada envolveu pesquisa qualitativa, com análise bibliográfica, documental, e questionários online aplicados nas escolas para docentes, supervisores e coordenadores do Ensino Fundamental. A intenção foi de coletar dados objetivos e subjetivos para embasar as conclusões da pesquisa. Sistematizando as discussões propostas, descrevo a realização de uma Semana Intercultural intitulada A temática Indígena na Educação Básica: dialogando com os saberes ancestrais, englobando uma exposição temática na turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Gov Flávio Ribeiro Coutinho como também uma Formação Continuada ministrada para professores que compõem a escola em questão, utilizando-me da temática indígena para o alargamento de possibilidades curriculares tanto para docentes quanto para os discentes. O estudo busca contribuir para práticas docentes que promovam uma educação mais democrática e cidadã, valorizando a diversidade cultural e as histórias dos povos indígenas dentro do Ensino de História. |
Abstract: | This research approaches discussions about the effective application of Law 11.645/08 in elementary schools in the municipality of São Miguel de Taipu- Paraíba/PB, 15 years after its approval. The study aims to investigate the role of teachers training in the practice of emphasizing the indigenous peoples, which is the curriculum adopted, and the space given to approach indigenous themes in the real curriculum in History Teaching. The pedagogical choices of History teachers, the contributions of education network supervisors, and the actions of the Department of Education to encourage practice by teachers are also investigated. This research uses the decolonial perspective as theoretical support, with the authors Walsh (2013; 2017), Quijano (2005) and Brighenti (2016). To discuss the curriculum, there are dialogues with Tardif (2002), Bittencourt (2009), and Silva (1999). In-depth indigenous issues, Munduruku (2009; 2021), Kayapó (2023), Krenak (2020) and Kambeba (2013) are used. The methodology used was qualitative research, with bibliographic and documentary analysis, and online questionnaires applied in schools to teachers, supervisors, and coordinators of elementary schools. The objective was to collect objective and subjective data to support the research conclusions. Systematizing these discussions, I describe the execution of an Intercultural Week entitled "The Indigenous theme in Basic Education: Dialoguing with ancestral knowledge", including a thematic exhibition in the 9th grade of Elementary School at "Escola Governador Flávio Ribeiro Coutinho" as well as Continuing Training given for teachers who compose this school, using indigenous themes to expand curricular possibilities for both teachers and students. The study seeks to contribute to teaching practices that promote a more democratic and civic education, valuing cultural diversity and the stories of indigenous peoples in History Teaching. |
Palavras-chave: | Ensino de história Práticas docentes Povos indígenas History teaching Curriculum Teaching practices Indigenous peoples |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31839 |
Data do documento: | 19-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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