Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3184
metadata.dc.type: TCC
Title: O professor fez algo que eu nunca tinha visto antes: a docência através do dizer de graduandos em relatórios de estágio
metadata.dc.creator: Sousa, Renata Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Medrado, Betânia Passos
metadata.dc.description.resumo: Por muitos anos a Linguística Aplicada (LA) teve como foco principal a aplicação de teorias linguísticas à atividade educativa. Assim, pesquisava-se sobre métodos e abordagens de ensino, sobre a necessidade de se promover a reflexão como sendo parte do afazer atribuído ao professor, ou seja, a necessidade do professor ser analisado ou de se autoanalisar. Recentemente, um dos focos da LA tem se voltado para a situação real de trabalho do professor, isto é, tudo aquilo que favorece ou impede a realização do trabalho docente. Nesse sentido, a análise sobre o trabalho educacional é feita através de uma perspectiva discursiva que concebe a linguagem como sendo elemento fundador de práticas sociais (BRONCKART 1999 apud MEDRADO, 2011), pois é por meio dos textos e nos textos que representações sobre o trabalho docente são construídas, servindo de exemplares a serem apropriados pelos próprios professores em seu agir (MACHADO, 2009 apud MEDRADO, 2011). É através dessa nova perspectiva discursiva, e de estudos realizados por Machado (2007;2009) a partir do Interacionismo sóciodiscursivo (ISD), aliado às Ciências do Trabalho (CLOT, 1999; AMIGUES, 2004), que este trabalho monográfico tem como objetivo geral identificar a(s) representações(s) do trabalho docente em relatórios de estágio, levando em consideração como os elementos constitutivos da atividade educativa propostos por Machado (2007), a partir dos estudos de Clot (1999), Amigues (2004) e Saujat (2002), são representados nos textos dos estagiários, e se essas representações apresentam um indicador para uma concepção de trabalho. Nosso corpus, coletado no âmbito de uma universidade pública, é composto por cinco relatórios de Estágio Supervisionado VII do curso de licenciatura em Letras Inglês. A análise qualitativa dos dados revelou que o trabalho docente na ótica dos estagiários de nossa pesquisa não é considerado em sua multidimensionalidade e ainda é tido como algo prescritivo.
Abstract: Not available.
Keywords: Estágio Supervisionado
Relatórios
Concepção de trabalho docente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3184
Issue Date: 14-Dec-2011
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFS14122011.pdf687,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons