Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31842
Tipo: TCC
Título: Concepções teóricas de leitura e produção textual e suas articulações com a prática pedagógica vivenciada nas salas de aulas
Autor(es): Sousa, Anderson Vicente de
Primeiro Orientador: Silva, Henrique Miguel de Lima
Primeiro Coorientador: Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de
Resumo: O principal propósito da construção deste trabalho encontra-se centrado na promoção de articulações entre pressupostos teóricos relacionados ao trabalho com ênfase no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção de textos em consonância com as abordagens apresentadas por estudiosos que dedicam- se ao estudo destas temáticas e a associação dessas com o contexto real vivenciado por docentes e alunos no cotidiano escolar. O questionamento que norteou esta produção foi o seguinte: As regências efetuadas na educação básica relacionadas ao trabalho com leitura e produção de textos atendem as fundamentações teóricas abordadas durante o curso de letras? Para a realização deste trabalho fez-se necessário a utilização de concepções apresentadas por autores como Freire (1981), Koch (2003), Chiappini (2008), Mortatti (2010) e Moreira apud David Ausubel (2010), além dos documentos normativos que norteiam as praticas pedagógicas nas instituições educacionais de nosso país, sendo estes a Base Nacional Comum Curricular (2018), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Constituição Federal (1988). Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa e os dados coletados apresentam-se como sendo tanto de caráter primário quanto secundário. As respostas apontadas nas resoluções dos questionários demonstraram ainda que, quando os entrevistados vivenciaram o ensino básico, os professores ao construir intervenções voltadas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção de textos não ofertavam muitos momentos para o estabelecimento de relações dialógicas. A pesquisa traz contribuições expressivas para nossa formação e futura atuação ao nos propiciar abordagens de grande potencial educativo.
Abstract: No Abstract
Palavras-chave: Leitura
Produção textual
Contexto escolar
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31842
Data do documento: 28-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVS04072024.pdf604,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons