Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31842
Tipo: | TCC |
Título: | Concepções teóricas de leitura e produção textual e suas articulações com a prática pedagógica vivenciada nas salas de aulas |
Autor(es): | Sousa, Anderson Vicente de |
Primeiro Orientador: | Silva, Henrique Miguel de Lima |
Primeiro Coorientador: | Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de |
Resumo: | O principal propósito da construção deste trabalho encontra-se centrado na promoção de articulações entre pressupostos teóricos relacionados ao trabalho com ênfase no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção de textos em consonância com as abordagens apresentadas por estudiosos que dedicam- se ao estudo destas temáticas e a associação dessas com o contexto real vivenciado por docentes e alunos no cotidiano escolar. O questionamento que norteou esta produção foi o seguinte: As regências efetuadas na educação básica relacionadas ao trabalho com leitura e produção de textos atendem as fundamentações teóricas abordadas durante o curso de letras? Para a realização deste trabalho fez-se necessário a utilização de concepções apresentadas por autores como Freire (1981), Koch (2003), Chiappini (2008), Mortatti (2010) e Moreira apud David Ausubel (2010), além dos documentos normativos que norteiam as praticas pedagógicas nas instituições educacionais de nosso país, sendo estes a Base Nacional Comum Curricular (2018), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Constituição Federal (1988). Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa e os dados coletados apresentam-se como sendo tanto de caráter primário quanto secundário. As respostas apontadas nas resoluções dos questionários demonstraram ainda que, quando os entrevistados vivenciaram o ensino básico, os professores ao construir intervenções voltadas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção de textos não ofertavam muitos momentos para o estabelecimento de relações dialógicas. A pesquisa traz contribuições expressivas para nossa formação e futura atuação ao nos propiciar abordagens de grande potencial educativo. |
Abstract: | No Abstract |
Palavras-chave: | Leitura Produção textual Contexto escolar |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31842 |
Data do documento: | 28-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AVS04072024.pdf | 604,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons