Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31844
Tipo: TCC
Título: Análise e estruturação do modelo de negócio da certificação digital no brasil utilizando o business model canvas
Autor(es): Miranda, Williane da Rocha
Primeiro Orientador: Pereira, Darlan Azevedo
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise aprofundada do modelo de negócio da certifica- ção digital no contexto brasileiro, utilizando como ferramenta de análise o Business Model Canvas. O objetivo principal desta pesquisa é compreender a estrutura e os elementos- chave que compõem o modelo de negócio desse setor, bem como realizar uma análise crítica e identificar possíveis oportunidades de melhoria. Inicialmente, foi realizada uma revisão abrangente sobre a certificação digital, abordando conceitos, regulamentações e aspectos relevantes relacionados ao seu funcionamento. Em seguida, o Business Model Canvas foi aplicado para mapear os principais componentes do modelo de negócio da certificação digital no Brasil. O estudo identificou os principais componentes do modelo de negócio da certificação digital, incluindo os segmentos de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, atividades-chave, recursos principais, parcerias-chave, estrutura de custos e fontes de receita. Este estudo contribui para o enten- dimento aprofundado do modelo de negócio da certificação digital no Brasil, fornecendo insights valiosos para empresas e profissionais do setor. Além disso, servem como base para futuras pesquisas e possíveis melhorias no modelo de negócio, impulsionando a inovação e o desenvolvimento da certificação digital no país.
Abstract: This paper presents an in-depth analysis of the business model of digital certification in the Brazilian context, using the Business Model Canvas as an analytical tool. The main objective of this research is to understand the structure and key elements that constitute the business model in this sector, as well as to conduct a critical analysis and identify potential opportunities for improvement. A comprehensive review of digital certification was initially conducted, covering concepts, regulations, and relevant aspects related to its functioning. Subsequently, the Business Model Canvas was applied to map the main components of the digital certification business model in Brazil. The study identified the key components of the digital certification business model, including customer segments, value proposition, distribution channels, customer relationships, key activities, key resources, key partnerships, cost structure, and revenue streams. This study contributes to an in-depth understanding of the digital certification business model in Brazil, providing valuable insights for companies and professionals in the industry. Furthermore, it serves as a basis for future research and potential improvements in the business model, driving innovation and the development of digital certification in the country.
Palavras-chave: Certificação digital,
Business Model Canvas,
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31844
Data do documento: 21-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC -Williane da Rocha Miranda.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.