Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31852
Tipo: Dissertação
Título: Imaginário do amor e da natureza: mitocrítica das criações de estudantes de Artes Visuais/IFPE
Autor(es): Santos, Analine Inês de Carvalho
Primeiro Orientador: Amaral, Maria das Vitórias Negreiros do
Resumo: Esta pesquisa visa identificar símbolos, mitemas e mitos nas criações visuais de oito estudantes matriculados entre 2020 e 2021 no Curso Técnico em Artes Visuais (CTAV) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de PE/Campus Olinda, na modalidade subsequente. O IFPE/Campus Olinda recebe estudantes de variadas classes sociais, etnias e gênero, sendo, portanto, um espaço eclético, acolhedor e multicultural. Para o estudo das imagens nas criações visuais dos interlocutores, tive como base a Teoria do Imaginário, a fim de identificar símbolos, mitemas e mitos. O conhecimento crítico, o fazer artístico e a contextualização das imagens foram ações que propiciaram a germinação de possibilidades de entendimento do percurso de criação. A pesquisa foi iniciada com os estudantes em 2022 e foram enviadas 124 imagens, entre pinturas, desenhos, esculturas e fotomontagens digitais, como dados para a investigação, além da contribuição de entrevistas semiestruturadas e intervenção por meio de redes online de comunicação (WhatsApp e e-mail). Gilbert Durand, Bachelard, Barbosa, Ostrower, bell hooks, Cirlot, Chevalier, Gheerbrant, Bachelard, Barcellos e outros autores e autoras dos campos da arte/educação, criatividade e imaginário serviram de fontes enriquecedoras para esta pesquisa. A mitocrítica foi utilizada como caminho metodológico. O olhar mais sensível foi posto como elemento fundante para identificar o imaginário no espaço da arte/educação no Campus Olinda. Sentir-me sensibilizada e atravessada pelas criações dos sujeitos culminou em reconhecer que o arquétipo da árvore faz parte da minha trajetória pessoal e profissional. A descoberta do arquétipo da árvore também está presente ao longo do texto, assim como no imaginário presente no ambiente da criação artística.
Abstract: This research aims to identify symbols, mythemes and myths in the visual creations of eight students enrolled between 2020 and 2021 in the Technical Course in Visual Arts (CTAV) at the Federal Institute of Education, Sciences and Technology of PE/Campus Olinda, in the subsequent modality. IFPE/Campus Olinda welcomes students from different social classes, ethnicities and gender, making it an eclectic, welcoming and multicultural space. To study the images in the visual creations of the interlocutors, I was based on the Imaginary Theory, in order to identify symbols, mythemes and myths. Critical knowledge, artistic practice and contextualization of images were actions that led to the germination of possibilities for understanding the path of creation. The research began with students enrolled in 2022 and they sent me 124 images, including paintings, drawings, sculptures and digital photomontages, as data for the investigation, in addition to the contribution of semi-structured interviews and intervention through online communication networks (WhatsApp and email). Gilbert Durand, Bachelard, Barbosa, Ostrower, bell hooks, Cirlot, Chevalier, Gheerbrant, Bachelard, Barcellos and other authors in the fields of art/education, creativity and imagination served as enriching sources for this research. Mitocriticism was used as a methodological path. A more sensitive look was used as a founding element to identify the imaginary in the art/education space at Campus Olinda. The discovery of the tree archetype is also present throughout the text, as well as in the imagery present in the environment of artistic creation.
Palavras-chave: Artes visuais
Criação artística
Teoria do imaginário
Educação técnica
Visual arts
Artistic creation
Imaginary theory
Technical education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31852
Data do documento: 18-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnalineInêsDeCarvalhoSantos_Dissert.pdf10,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons