Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31875
Tipo: | TCC |
Título: | UM PANORAMA HISTÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR FOCAL ANTES E DEPOIS DA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO |
Autor(es): | SILVA, EDÍLSON ANTÔNIO DA |
Primeiro Orientador: | Costa, Walison Paulino de Araújo |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar se houve avanços na educação Inclusiva no Brasil após a criação da LBI – Lei Brasileira de Inclusão em 2015. Antes desta análise fizemos uma retomada dos seguintes marcos Legais: a Declaração de Salamanca e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiências (ONU,2006), acerca da Inclusão de Pessoas com deficiência na educação. Estes documentos contêm direitos e necessidades educacionais especiais para todas as pessoas deficientes que necessitam ser incluídas na educação básica, ensino técnico profissional e em curso superior. Para esta pesquisa, foi feito um levantamento bibliográfico a partir de monografias, artigos, livros e outras publicações que versam sobre a história das pessoas com deficiência no Brasil e no mundo, desde a antiguidade até os dias atuais. A LBI foi criada justamente para garantir às pessoas com deficiência o direito de poder ter uma vida como qualquer outra pessoa, ou seja, garantir o direito de estudar, trabalhar, praticar esportes, etc. Os resultados dessa pesquisa mostraram que a educação inclusiva é colocada em prática em umas escolas e em outras não, pelo fato de que existem alguns empecilhos que impedem o funcionamento dela nos sistemas de ensino, por exemplo, escolas sem infraestrutura apropriada aos deficientes, professores sem formação adequada e a falta de apoio por parte dos pais e da comunidade escolar. |
Abstract: | This research aims to analyze whether there were advances in inclusive education in Brazil after the creation of the LBI (Brazilian Inclusion Law) in 2015. Before this analysis, we made a resumption of the following legal frameworks: the Declaration of Salamanca and the Convention on the Rights of People with Disabilities (UN-2006), about the inclusion of people with disabilities in education. These documents contain special educational rights and needs for all disabled people who need to be included in basic education, vocational technical education, and higher education. For this research, a bibliographic survey was made of monographs, articles, books, and other publications that deal with the history of people with disabilities in Brazil and around the world, from antiquity to the present day. The LBI was created precisely to guarantee people with disabilities the right to have a life like anyone else, that is, to guarantee the right to study, work, play sports, etc. The results of this research showed that inclusive education is put into practice in some schools and not in others, because there are some obstacles that prevent its functioning in education systems. For example, schools without appropriate infrastructure for the disabled, teachers without adequate training and a lack of support from parents and the school community. |
Palavras-chave: | Inclusão; Deficiência; Educação. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31875 |
Data do documento: | 1-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
_ (10).pdf | 541,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons