Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31949
Tipo: TCC
Título: A AUTORIA NA ERA DO CHATGPT: UMA REFLEXÃO À LUZ DAS IDEIAS DE FOUCAULT
Autor(es): SOUZA, PAULO SÉRGIO DA SILVA
Primeiro Orientador: Andrade, Barthyra Cabral Vieira de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso visa refletir sobre a concepção de autoria na era do ChatGPT sob a ótica de Foucault (1969; 1972; 1987; 1999; 2000; 2001). Exploramos as transformações na concepção de autoria com a presença crescente da inteligência artificial, investigando desafios éticos, legais e as dinâmicas da escrita colaborativa entre humanos e máquinas. Utilizando uma abordagem bibliográfica, o estudo se baseia principalmente nas ideias de Foucault sobre poder e autoria, mas também trata sobre a concepção da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. A discussão revela a influência do ChatGPT na produção textual, destacando a importância de compreender e regular a interação entre autor humano e automatizado, incluindo sua utilização em ambientes educacionais e para fins acadêmicos. Para ilustrar o que foi apresentado no trabalho, acrescentamos uma entrevista realizada com o uso do ChatGPT. Conclui-se que a inteligência artificial, representada pelo ChatGPT, desafia conceitos tradicionais de autoria, exigindo uma reflexão contínua sobre os impactos éticos, legais e práticos dessa nova realidade na produção de textos. Por fim, este trabalho oferece uma reflexão crítica sobre a autoria na era do ChatGPT, explorando suas potencialidades e limitações e provocando reflexões sobre o papel da tecnologia no processo criativo e na construção dos discursos.
Abstract: This paper aims to reflect upon the conception of authorship in the era of ChatGPT from Foucault’s perspective (1969; 1972; 1987; 1999; 2000; 2001). We explore the transformations in the concept of authorship amidst the growing presence of artificial intelligence, investigating ethical and legal challenges, as well as the dynamics of collaborative writing between humans and machines. Employing a bibliographical approach, the study is grounded chiefly in Foucault’s ideas on power and authorship, but also addresses Vygotsky’s concept of the Zone of Proximal Development. The discussion unveils ChatGPT’s influence on textual production, emphasizing the importance of understanding and regulating the interaction between human and automated authors, including its use in educational settings and for academic purposes. To illustrate the points presented in the paper, we have included an interview conducted using ChatGPT. It is concluded that artificial intelligence, as represented by ChatGPT, challenges traditional concepts of authorship, necessitating ongoing reflection on the ethical, legal, and practical impacts of this new reality in text production. Finally, this paper offers a critical reflection on authorship in the era of ChatGPT, exploring its potentialities and limitations, and provoking thoughts on the role of technology in the creative process and the construction of discourses.
Palavras-chave: ChatGPT, Autoria; Autor, Estudos foucaultianos, Estudos Vygotskyanos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31949
Data do documento: 30-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo TCC_-_Monografia - versão final e revisada.pdf310,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.