Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31950
Tipo: TCC
Título: Explorando a riqueza cultural: elementos interculturais no guia pedagógico Cosmopolite A1
Autor(es): Assis, Felipe Brandão de
Primeiro Orientador: Gomes, Lavínia Teixeira
Resumo: Este trabalho objetivou compreender o tratamento do guia pedagógico sobre os temas culturais abordados no método Cosmopolite A1. Quais orientações e possíveis indicações fornecidas para preparar o professor? Seria o guia pedagógico suficiente para auxiliar o professor diante dos temas interculturais abordados no livro didático? Para responder a esses questionamentos, selecionamos seis lições do GP, nas seções intituladas Infos culturelles, que visam apoiar o professor com informações de dimensão cultural. A metodologia empregada permitiu analisar os conteúdos por meio de técnicas de análise documental. Os dados levantados evidenciaram que, apesar da integração desses elementos, ainda há uma lacuna significativa na abrangência da dimensão cultural no GP. Por fim, apresenta-se uma Webgrafia como contribuição para professores de FLE que se iniciam na carreira da docência e que não tiveram ainda a oportunidade de imergir diretamente na cultura francesa.
Abstract: L’objectif de cette recherche a été de comprendre la façon dont le guide pédagogique (GP) traite les thèmes culturels abordés dans la méthode Cosmopolite A1. Quelles sont les lignes directrices et les indications possibles pour préparer l’enseignant ? Le guide pédagogique serait-il suffisant pour aider l’enseignant à traiter les thèmes interculturels abordés dans le manuel ? Pour répondre à ces interrogations, nous avons sélectionné six leçons du GP, dans les sections intitulées Infos culturelles, qui visent à appuyer l’enseignant avec des informations sur la dimension culturelle. La méthodologie utilisée nous a permis d’analyser le contenu à l’aide de techniques d’analyse documentaire. Les données recueillies ont montré que, malgré l’intégration d’éléments, il existe encore une lacune importante dans la couverture de la dimension culturelle dans le GP. Enfin, une Webographie est présentée comme une contribution pour les enseignants de FLE qui débutent dans leur carrière et qui n’ont pas encore eu l’occasion de s’immerger directement dans la culture française.
Palavras-chave: guia pedagógico; cultura; intercultural; dimensão cultural; francês língua estrangeira
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31950
Data do documento: 29-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FILIPE GUIA PEDAGÓGICO versão PDF.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.