Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31957
Tipo: TCC
Título: MIGUILIM E SEU ROMANCE FAMILIAR: UMA LEITURA PSICANALÍTICA
Autor(es): MOTA, MARIA BEATRIZ BEZERRA
Primeiro Orientador: Monteiro, Cleide Pereira
Resumo: A escrita desse trabalho responde a uma inquietação sentida ao longo da leitura da novela Campo Geral (2019) de Guimarães Rosa, especialmente frente ao desenvolvimento do personagem Miguilim, que vemos deixar as brincanças rumo à adolescência, adentrando pouco a pouco no universo dos adultos. Com o trabalho 'Delírios e Sonhos na Gradiva, de Jensen', Freud (2015a) se posiciona como um aprendiz do saber do escritor. Esta escrita seguiu o mesmo caminho trilhado por Freud e, então, buscou aprender com o saber transmitido por Rosa. Nesse sentido, apoiando-se na psicanálise de orientação lacaniana, objetivou-se fazer uma nova leitura da obra, interrogando-a a partir do saber psicanalítico. Para isso, alguns conceitos foram revisitados: o infantil, a relação objetal, os modos de gozo feminino e masculino, a função da fantasia, o sintoma e, por fim, os processos de alienação e separação. Em um segundo momento, esses conceitos foram utilizados como recursos para produzir uma nova leitura da novela. Essa segunda parte é dividida em três eixos. No primeiro eixo (1.), interrogou-se a estrutura da novela enquanto um romance familiar. Em seguida, (2.) interrogou-se o desenrolar da construção sintomática de Miguilim. Por fim, (3.) interrogou-se os processos de alienação e separação de sua teia familiar. Ao final, percebe-se que há algo da fantasia na construção da novela: a tela que um garoto de oito anos coloca diante do real, que se apresenta para ele, uma tela que muda com o tempo lógico que corre na novela e, dessa forma, emoldura os objetos soltos de seu entorno e o localiza frente ao desejo do Outro. Nessa travessia, Miguilim passa por um processo de construção sintomática e pelos processos de alienação e separação, que são indissociáveis do conceito de fantasia. Com essas construções, os detalhes da obra ganharam um novo brilho e a experiência de ler pôde ser ainda mais floreada.
Abstract: The writing of this work is an answer to a restlessness felt throughout the reading of the novel Campo Geral by Guimarães Rosa, especially throughout the development of the character Miguilim, which leaves his childhood towards adolescence, gradually entering the universe of adults. In his writings about the work of Jensen, we see Freud (2015) positioning himself as an apprentice of the writer’s knowledge. This writing followed the same path taken by Freud and sought to learn from the knowledge transmitted by Rosa. In this sense, relying on Lacanian psychoanalysis, the goal was to make a new reading of the work, questioning it from the psychoanalytic knowledge. For this, some concepts were revisited: the infantile, the objectal relation, the modes of feminine and masculine joy, the function of fantasy, the symptom and, finally, the processes of alienation and separation. In a second moment, these concepts were used as resources to produce a new reading of the novel. This second part is divided into three axes. In the first axis (1.) we question the structure of the novel as a family romance. Then, (2.) we question the development of Miguilim’s symptomatic construction. Finally, (3.) we question the processes of alienation and separation from his family web. At the end, we see that there is an use of fantasy in the construction of the novel: a screen that an eight-year-old puts before the real world that presents itself to him. This screen changes with the logical time that runs in the novel and frames the loose objects of its surroundings, locating them before the desire of the Other. In this crossing, we see that Miguilim goes through the process of symptomatic construction and the processes of alienation and separation, which are inseparable from the concept of fantasy. With these constructions, the details of the work gained a new brightness and the experience of reading was even more fruitful.
Palavras-chave: Psicanálise e Infância. Psicanálise e Literatura. Romance Familiar. Fantasia. Sintoma.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31957
Data do documento: 9-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc - maria beatriz mota.pdf376,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.