Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31969
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Helena Lima de-
dc.date.accessioned2024-09-23T16:21:29Z-
dc.date.available2024-03-15-
dc.date.available2024-09-23T16:21:29Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31969-
dc.description.abstractThe internationalization of higher education emerges as the fourth essential dimension of the university, complementing the traditional tripod of teaching, research, and extension, and becoming a crucial parameter for the evaluation indicators of higher education. In that regard, it becomes imperative to direct our focus to this theme, especially in the current context of a globalized and competitive world, increasingly technological and fast-paced. From this perspective, the objective of this research is to offer a situational overview on the financing of the internationalization of higher education at the Federal Institute of Paraíba during the period from 2010 to 2019. To this end, brief considerations will be made about the Internationalization of Higher Education in Brazil, including characteristics of its financing. Regarding the methodology used, a documentary approach of qualitative nature was chosen. After the data analysis, it was verified that there is an internationalization policy with a concentration of actions executed by ARINTER. However, it was not possible to measure the financial values invested in a quantitative way, nor to find transparency of these in the management reports. Therefore, there is a deadlock in accurately determining the percentage of the budget allocated to education internationalization actions at IFPB. In view of this scenario, a DORP – Procedure Guiding Document - was elaborated as a result of this research, containing suggestions for the implementation of strategies that aim to strengthen the governance processes and transparency of budgetary data related to the internationalization of higher education at IFPB. In this way, IFPB ratifies its purpose of providing quality education that considers market, cultural and knowledge challenges through the internationalization of education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-23T16:21:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HelenaLimaDeMoura_Dissert.pdf: 18006363 bytes, checksum: 5baf424df8a42b63f3cfed317a07f9ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-23T16:21:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HelenaLimaDeMoura_Dissert.pdf: 18006363 bytes, checksum: 5baf424df8a42b63f3cfed317a07f9ba (MD5) Previous issue date: 2023-12-22en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação superior - Internacionalizaçãopt_BR
dc.subjectEducação superior - Financiamentopt_BR
dc.subjectOrçamento públicopt_BR
dc.subjectHigher education - Internationalizationpt_BR
dc.subjectHigher education - Financingpt_BR
dc.subjectPublic budgetpt_BR
dc.titleFinanciamento da educação superior: um print da internacionalização no Instituto Federal da Paraíba (2010-2019)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, José Jassuipe da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2672484041042437pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4986332694896942pt_BR
dc.description.resumoA internacionalização da educação superior emerge como a quarta dimensão essencial da universidade, complementando o tripé tradicional de ensino, pesquisa e extensão, e se tornando um parâmetro crucial para os indicadores de avaliação da educação superior. Nesse sentido, torna-se imperativo direcionar nosso foco para essa temática, especialmente diante do contexto atual de um mundo globalizado e competitivo, cada vez mais tecnológico e célere. Situando-se nessa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa é oferecer um panorama situacional sobre o financiamento da internacionalização da educação superior no Instituto Federal da Paraíba durante o período de 2010 a 2019. Para isso, serão tecidas breves considerações sobre a Internacionalização da Educação Superior no Brasil, incluindo características do seu financiamento. Quanto à metodologia empregada, optou-se por uma abordagem documental, de natureza qualitativa. Após a análise de dados, verificou-se que existe uma política de internacionalização com a concentração das ações executadas pela ARINTER. Contudo, não foi possível mensurar os valores financeiros investidos de forma quantitativa, nem encontrar transparência destes nos relatórios de gestão. Portanto, existe um impasse em determinar com precisão o percentual do orçamento destinado às ações de internacionalização da educação no IFPB. Diante desse cenário, foi elaborado um DORP – Documento Orientador de Procedimentos, como resultado desta pesquisa, contendo sugestões para a implementação de estratégias que visam fortalecer os processos de governança e transparência dos dados orçamentários relacionados à internacionalização da educação superior no IFPB. Dessa forma, o IFPB ratifica sua finalidade de propiciar a oferta de uma educação de qualidade que considere os desafios de mercado, culturais e do conhecimento por meio da internacionalização da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HelenaLimaDeMoura_Dissert.pdf17,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons