Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31971
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Por uma história que atinja a maior parte da população”: a produção didática do projeto resgate da história local dos municípios paraibanos |
Autor(es): | Araújo, Jéssica Hellen dos Santos |
Primeiro Orientador: | Pessoa, Ângelo Emílio da Silva |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar uma coleção da Série Materiais Didáticos desenvolvida na década de 1990 pelo Projeto Resgate do Processo Histórico e Cultural dos Municípios Paraibanos. Examinamos as pesquisas realizadas de forma integral em seis municípios paraibanos – Patos, Ingá, Pedras de Fogo, Conde, Cabedelo e Areia – tendo o objetivo de analisar a história da concepção e atuação do Projeto, a construção dos manuais e a metodologia empregada pelo grupo de pesquisa. Inserimos o caso de Serra Branca, que mesmo com o levantamento de dados e investigações já realizadas a partir de 2007, ainda não se consubstanciou em livro. As fontes utilizadas foram os materiais didáticos e as entrevistas concedidas pela equipe de professores, coordenadores e bolsistas-pesquisadores à época e uma cópia do projeto em seu formato original. Este trabalho será construído a partir das perspectivas teóricas da História Social, buscando especificar o recorte da História Local, visto como recurso metodológico que oferece a possibilidade de situar os problemas significativos da história do tempo presente, na medida em que busca analisar a formação dos espaços sociais e a articulação da comunidade. |
Abstract: | This work aims to analyze a collection of the Didactic Materials Series developed in the 1990s by the Projeto Resgate do Processo Histórico e Cultural dos Municípios Paraibanos. We examined the research carried out in full in six municipalities in Paraíba – Patos, Ingá, Pedras de Fogo, Conde, Cabedelo and Areia – with the objective of analyzing the history of the Project’s conception and performance, the construction of the manuals and the methodology used by the group of research. We insert the case of Serra Branca, which even with the data collection and investigations already carried out from 2007 onwards, has not yet been embodied in a book. The sources used were teaching materials and interviews given by the team of teachers, coordinators and research fellows at the time, and a copy of the project in its original format. This work will be built from the theoretical perspectives of Social History, seeking to specify the outline of Local History, seen as a methodological resource that offers the possibility of situating the significant problems of the history of the present time, insofar as it seeks to analyze the formation of spaces social and community articulation. |
Palavras-chave: | História - Ensino Municípios paraibanos Projeto Resgate/UFPB Saberes históricos History - Teaching Municipalities in Paraíba Historical knowledge Rescue Project/UFPB |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31971 |
Data do documento: | 16-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JéssicaHellenDosSantosAraújo_Dissert.pdf | 4,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons