Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31977
Tipo: TCC
Título: Moodle: ferramenta de apoio a educação à distância
Autor(es): Pereira, Rizângela Raquel Silva
Primeiro Orientador: Martorelli, Ana Berenice Peres
Resumo: Este trabalho visa analisar e quantificar os pontos de vista dos alunos do curso de letras Língua Espanhola, da UFPB virtual, com o intuito de mostrar as influências que a educação à distância tem sobre a plataforma virtual. Para isso, foi usado o Moodlecomo principal ferramenta de apoio aos cursos à distância, e os dados analisados foramadquiridos por meio de um questionário aplicado de forma voluntária, com o objetivo de buscarmelhorias nos cursos de ensino a distância, em especial ao de Letras Língua Espanhola. Os resultados estão apresentados em forma de gráficos, para melhor compreensão do leitor e apontam quehá vários aspectos que podem ser aperfeiçoados com relação à plataforma Moodle, no entanto, ela se apresentou uma ferramenta essencial e, para muitos, única no processo de ensino- aprendizagem.Todos os dados adquiridos para a realização da fundamentação teórica do trabalho foram através de várias pesquisas bibliográficas. Para tanto, nos baseamos nas pesquisas de Golvêa e Oliveira (2006), Haguenauer (2006), entre outros.
Abstract: Este trabajo busca analizar y cuantificarlospuntos de vista de losalumnosdel curso de letras LenguaEspañola, de la UFPB virtual, conelfin de mostrar las influencias que laeducación a distancia tiene sobre la plataforma virtual. Para ello, se utilizóMoodle como principal herramienta de apoyo a los cursos a distancia, y losdatosanalizadosfueron adquiridos por medio de uncuestionario aplicado de forma voluntaria, conel objetivo de buscar mejorasenlos cursos de enseñanza a distancia, en especial al de Letras Idioma Español. Los resultados se presentanen forma de gráficos, para una mejorcomprensióndellector y apuntan que hayvarios aspectos que pueden ser perfeccionadosconrespecto a la plataforma Moodle, sin embargo, se presentó una herramientaesencial y, para muchos, única enelproceso de enseñanza- elaprendizaje. Todos losdatos adquiridos para larealización de lafundamentación teórica deltrabajofueron a través de varias investigaciones bibliográficas. Para ello, nos basamosenlasinvestigaciones de Golvêa y Oliveira (2006), Haguenauer (2006), entre otros.
Palavras-chave: educação à distância
ferramenta
moodle
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31977
Data do documento: 14-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RizângelaRaquelSilvaPereira_TERMO.pdfTERMO287,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
RizângelaRaquelSilvaPereira_TCC.pdfTCC957,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons