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metadata.dc.type: TCC
Title: Redação e textualidade um foco no vestibular 2011 para a UFPB
metadata.dc.creator: Oliveira, Natã de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Maria Ester Vieira de
metadata.dc.description.resumo: Analisaremos a condição de Textualidade que se processa por três focos: pragmático, semântico e formal. Para atender as condições pragmáticas, que é o aspecto funcional e interacional da linguagem, utilizaremos o conceito de informatividade, que, em síntese, é a informação nova que o texto trará para quem o ler; para atender ao aspecto semântico, utilizaremos o conceito de coerência e coesão, que construirá a unidade do texto; e, por último, no aspecto formal, utilizaremos a análise formal da língua, que é a gramática em uso. Esses três elementos construirão a função e unidade do texto, de forma que ele tenha uma interação social entre o autor e escritor. Tentaremos observar essa capacidade de escrita, sustentada por essas três perspectivas, nas produções dos candidatos do vestibular, e refletir sobre a competência da escrita que a escola oferece, com o intuito de que possamos pensar numa direção para ensinar a escrita de forma mais funcional. O maior desvio foi à regra da informatividade. Dentro dos resultados, selecionamos sete redações para fazer uma análise qualitativa e demonstrar como ocorrera o procedimento para a correção das outras.
Abstract: We will review the condition of textuality that is processed by three-pronged approach: pragmatic, semantic and formal. To meet the pragmatic conditions, which is the functional aspect of language and interaction, we use the concept of informativeness, which, in summary, is new information that the text will bring to those who read, to meet the semantics, we use the concept of coherence and cohesion, which will build the unity of the text, and, finally, the formal aspect, we use the formal analysis of language, which is the grammar in use. These three elements build the function and unity of the text, so it has a social interaction between author and writer. We will try to observe this writing skills, supported by these three perspectives, in the productions of the candidates of vestibular, and reflect on the competence of writing that the school offers, in order that we can think of a way to teach writing in a more functional. The largest deviation was the rule of informativeness. Within the results, we selected seven essays to make a qualitative analysis and demonstrate how the procedure occurred to fix the other.
Keywords: Textualidade
Informatividade
Coerência e coesão
Gramática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3198
Issue Date: 5-Jul-2011
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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