Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31992
Tipo: TCC
Título: Metamorfose revelada: relatando as práticas de estágio na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Cruz, Juliana Aquino Vera
Primeiro Orientador: Pinheiro, Edna Gomes
Resumo: O estágio supervisionado, assume um papel crucial na formação do discente, ou seja, de um futuro profissional, por ser uma etapapreparatória essencial na moldagem da jornada acadêmica. Nesse contexto, torna-se uma oportunidade valiosa para integrar a teoria adquirida durante o curso coma prática real, visto que proporciona ao discente a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de sua formação em uma biblioteca, incluindo a utilização de conceitos e técnicas específicas relacionadas à biblioteconomia e à gestão da informação, levando-o a compreender a dinâmica organizacional, as políticas internas da biblioteca, os desafios e entraves cotidianos, as oportunidades de melhoria e inovação. Neste sentido, este estudo tem como objetivo geral, compartilhar as experiências e aprendizados obtidas durante o estágio supervisionado realizado na biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Do ponto de vista metodológico, é um estudo narrativo, descritivo, reflexivo, de abordagem qualitativa. Quando se trata de examinar as mudanças na vida acadêmica do discente decorrentes das práticas de estágio, a pesquisa se baseia na metáfora da metamorfose das borboletas, a qual ilustra de forma expressiva as transformações que surgem de um processo gradual, porém profundamente significativo. Conclui que as experiências vividas, no decorrer do estágio na Biblioteca da UFPB, ajudaram de forma significativa na formação profissional da discente, bem como na sua formação acadêmica, direcionadas ao desenvolvimento pessoal e as habilidades profissionais. Assim, como a metamorfose das borboletas, os discentes que, de casulos acadêmicos, emergiram como borboletas bibliotecárias, estão prontos para desempenhar um papel crucial no contexto das bibliotecas.
Abstract: The supervised internship plays a crucial role in the training of the student, that is, of a future professional, as it is an essential preparatory stage in shaping the academic journey. In this context, it becomes a valuable opportunity to integrate the theory acquired during the course with real practice, as it provides the student with the opportunity to apply the theoretical knowledge acquired throughout their training in a library, including the use of concepts and specific techniques related to librarianship and information management, leading you to understandorganizational dynamics, the library's internal policies, daily challenges andobstacles, opportunities for improvement and innovation. In this sense, this study hasthe general objective of sharing the experiences and learning obtained during the supervised internship carried out at the Central Library of the Federal University of Paraíba (UFPB). From a methodological point of view, it is a narrative, descriptive, reflective study, with a qualitative approach. When it comes to examining the changes in the student's academic life resulting from internship practices, the research is based on the metaphor of the metamorphosis of butterflies, which expressively illustrates the transformations that arise from a gradual but deeplysignificant process. It concludes that the experiences during the internship at the UFPB Library helped significantly in the student's professional training, as well as in the student's academic training, aimed at personal development and professional skills. Thus, like the metamorphosis of butterflies, students who, from academic cocoons, emerged as library butterflies, are ready to play a crucial role in the context of libraries.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Relato de estágio
Relato de experiência
Estágio em biblioteca
Prática estagiária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31992
Data do documento: 13-Nov-2023
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAVC26082024.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons