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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31997
Tipo: Dissertação
Título: Perfil linguístico na Síndrome de Down associada a apraxia de fala: estudo de caso
Autor(es): Lima, Cynderella Karla Moraes de
Primeiro Orientador: Delgado, Isabelle Cahino
Resumo: As especificidades da pessoa com síndrome de Down (SD) podem gerar algumas particularidades ao perfil de desenvolvimento e de desempenho das habilidades linguísticas, que somadas as alterações de fala, podem limitar a comunicação e alterar o processo de aprendizagem da linguagem escrita, configurando um caráter estritamente particular. O objetivo geral deste estudo é: analisar o desempenho linguístico e de fala de um jovem com síndrome de Down e Apraxia de fala associada, a fim de conhecer o desempenho das habilidades linguísticas e outras habilidades fundamentais nos processos de aprendizagem, estabelecendo associações entre elas ampliando a compreensão das relações entre as habilidades investigadas somadas a uma alteração persistente de fala. Trata-se de um estudo de caso descritivo, quanti e qualitativo de um jovem com síndrome de Down, do sexo masculino, com idade de 21 anos, cursando a 3º série do ensino médio na rede pública de ensino, no sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O jovem foi submetido a uma bateria de testes específicos, que investigaram as seguintes habilidades: comportamento comunicativo; vocabulário expressivo e receptivo; discurso narrativo; fonologia; aspectos motores, segmentais e suprassegmentais de fala; acesso lexical – nomeação automática rápida; memória fonológica; consciência fonoarticulatória, fonológica e morfossintática; leitura, escrita e ortografia; e processamento auditivo central, a fim de investigar o desenvolvimento das mesmas e suas relações no desempenho linguístico, traçando um perfil destas habilidades neste sujeito. Os resultados indicaram particularidades no desenvolvimento linguístico tais como bom desenvolvimento semântico, maiores dificuldades em produzir enunciados e narrativa oral, baixo desempenho em morfossintaxe; alterações de fala; boa consciência fonoarticulatória, baixo desempenho de memória de trabalho, habilidades mensuráveis de consciência fonológica e desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita, consolidando a alfabetização. As relações entre as habilidades analisadas, sugerem que assim como no desenvolvimento típico, as habilidades de linguagem oral e de metalinguagem (habilidades consideradas preditoras da aprendizagem) também exercem influência no desenvolvimento da escrita na SD mesmo diante de um perfil especifico de fala. Apesar das especificidades encontradas no sujeito deste estudo, os resultados mostram que é possível que pessoas com SD desenvolvam habilidades de linguagem escrita, e que mesmo após a adolescência, suas habilidades linguísticas em todas as suas dimensões, encontram-se em constante desenvolvimento.
Abstract: The specificities of the person with Down syndrome (DS) can generate some particularities to the profile of development and performance of language skills, which added to speech disorders, such as apraxia of speech, can limit communication and alter the learning process of speech. written language, configuring a strictly particular character. Therefore, knowing the profile of language, speech and other fundamental skills in the learning process and establishing the correlations between all of them in order to better understand how the process of learning the written language occurs in the presence of apraxia of speech in Down syndrome, the general objective is: to analyze the linguistic and speech performance of a young person with Down syndrome. It is a descriptive, experimental and quali-quantitative research that is configured as a case study of a young man with Down syndrome, male, aged 21 years old, attending the 3rd grade of high school in the network public education system in the Youth and Adult Education (EJA) system. The young man was submitted to a battery of complete assessment of oral, written, speech and central auditory processing skills, in order to investigate their development and their correlations in linguistic performance, tracing a profile of these skills in this subject. The results indicated particularities in the linguistic development such as good semantic development, greater difficulties in producing statements and oral narrative, low performance in morphosyntax; speech disorders; good articulatory awareness, poor working memory performance, measurable FC skills and development and improvement of reading and writing skills, consolidating literacy. The correlations between the skills analyzed suggest that, as in typical development, oral language skills, and skills considered to be predictors of learning, also influence the development of writing in DS. Despite the specificities found in the subject of this study, the results show that it is possible for people with DS to develop written language skills, and that even after adolescence, their language skills in all their dimensions, are in constant development.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem
Distúrbios da fala - Apraxia
Síndrome de Down
Leitura
Alfabetização
Language acquisition
Speech disorders - Apraxia
Down syndrome
Reading
Literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31997
Data do documento: 29-Jun-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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