Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32
Tipo: TCC
Título: Conjuntos: Um Olhar e Algumas Observações sobre dois Livros Didáticos.
Autor(es): Silva, Ricardo José da.
Primeiro Orientador: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes.
Resumo: Nosso objeto de estudo nasceu após a participação da experiência de intervenção na disciplina de Estágio Supervisionado IV, fornecido pela Universidade Federal da Paraíba, modalidade de ensino a distância. Tivemos como objetivos realizar algumas observações frente sobre o capítulo que aborda o conteúdo de conjuntos nas obras de “Matemática” (DANTE, 2011) e “Conexões com a Matemática” (BARROSO, 2011). Expomos, baseados teoricamente entre vários autores, um rápido histórico do livro didático no cenário Mundial e brasileiro, dois em especial desses autores foram Falcão (2008) e Oliveira (1984) e a fim de discutirmos esses pontos, optamos por uma pesquisa bibliográfica. Em nossa intervenção em sala de aula, pudemos analisar o assunto de Conjuntos em diferentes obras didáticas. Essa análise nos rendeu questionamentos sobre como os livros didáticos estão estruturados nesse conteúdo para poder subsidiar a ação do professor. Concluímos que as duas obras podem se complementar dando ao professor base para apresentar planos de aula e realizar um planejamento mais completo.
Abstract: Our object of study participation was born after the experience of intervention in the discipline of Supervised IV, provided by Federal University of Paraiba, distance learning mode. Our objective was to carry forward some observations about the chapter that discusses the contents of sets in the works of "Matemática" (DANTE, 2011) and "Conexões com a Matemática" (BARROSO, 2011). We present, based theoretically among multiple authors, a quick history textbook on the world stage and Brazil, two in particular these authors were Falcão (2008) and Oliveira (1984) and to discuss these points, we chose a literature search. In our intervention in the classroom, we examine the issue in different sets of didactic works. This analysis gave us questions about how textbooks are structured in such content in order to support the teacher's action. We conclude that the two books can complement each other giving the teacher provide a basis for lesson plans and conduct a more planning usefull.
Palavras-chave: Teoria dos conjuntos
Ensino e aprendizagem da matemática
Set theory.
Teaching and learning mathematics
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32
Data do documento: 14-Ago-2012
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RJS14082012.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.