Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32025
Tipo: TCC
Título: O compatilhamento de informação em tempos de Fake News: um estudo com alunos concluintes do curso de Biblioteconomia da UFPB
Autor(es): Cavalcanti, Luniana Castro
Primeiro Orientador: Nascimento, Geysa Flávia Câmara de Lima
Resumo: Este presente trabalho tem por finalidade investigar o comportamento dos alunos concluintes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba, no período 2019.2, ao compartilhar informações na era das fake News, através das mídias sociais. Para tanto, foi utilizada, como metodologia, um estudo de caso de abordagem qualitativa, sob classificação proposta por Gil (2017) sendo uma pesquisa básica, aplicada e exploratória. O instrumento de coleta de dados e análise foi através de questionário on-line com os concluintes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba, no período 2019.2. Constatou-se que os respondentes são suscetíveis a disseminação de desinformações, e percebe-se ainda ser um desafio constante estabelecer a checagem dos fatos diante do grande acúmulo de informações propagadas nas mídias sociais digitais constantemente. Conclui-se que os futuros bibliotecários podem utilizar sua competência informacional para ajudar a evitar o compartilhamento de informações incorretas, orientando os usuários.
Abstract: This present academic work aims to investigate the behavior of students concluding the Librarianship course at the Federal University of Paraíba, in the period 2019.2, when sharing information in the era of fake news, through social media. For this purpose, a case study with a qualitative approach was done as the methodology, under the classification proposed by Gil (2017), as basic, applied, and exploratory research. The instrument for data collection and analysis was through online conversations with graduates of the Librarianship course at the Federal University of Paraíba, in the period 2019.2. It was found that respondents are feeling the spreadof misinformation, and it is still a constant challenge to establish fact-checking in the face of the large accumulation of information constantly propagated in digital social media. It was concluded that future librarians can use their informational competence to help avoid sharing incorrect information, guiding users.
Palavras-chave: Fake News
Biblioteconomia
Competência informacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32025
Data do documento: 16-Abr-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCC28082024.pdf988,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons