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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32048
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino por investigação e o protagonismo estudantil no ensino de biologia: conhecimentos teóricos e práticos sobre as abelhas nativas |
Autor(es): | Macedo, Bruno Tardelli da Costa |
Primeiro Orientador: | Camarotti, Maria de Fátima |
Resumo: | O conhecimento sobre as abelhas nativas é muito escasso, apesar de serem fundamentais para o meio ambiente, devido a isso é importante que os estudantes do Ensino Médio tenham contato durante as aulas de Biologia com esse grupo de animais. As abelhas pertencem ao Reino Animalia; Filo Arthropoda, sendo considerados animais invertebrados da Classe Insecta, cujo corpo divide-se basicamente em três partes: cabeça, tórax e abdome. Pertencem à ordem Hymenoptera, com cerca de 115.000 espécies descritas até o momento. As abelhas são fundamentais no processo de polinização das plantas. Existem espécies como as do gênero Apis que são possuidoras de um ferrão e as espécies de abelhas nativas, conhecidas como abelhas-sem-ferrão (ASF). Atualmente, estes indivíduos vêm sendo muito prejudicados pela ação do homem, os quais destroem seu habitat com queimadas e desmatamento ou mesmo na busca da obtenção do mel. Objetivou-se desenvolver, com os estudantes, o protagonismo e o ensino por investigação, por meio das atividades desenvolvidas sobre as abelhas nativas, destacando a sua importância para o meio ambiente através do processo de polinização realizadas por esses animais. Pensando nisso, foi desenvolvido um trabalho com 28 estudantes das turmas da 2ª série do Ensino Médio, da ECIEEFM José Vitorino de Medeiros, localizada no município de Sossêgo, no estado da Paraíba. Esta pesquisa teve como pressuposto teórico-metodológico a pesquisa qualitativa. A obtenção dos dados foi feita a partir de um questionário diagnóstico aplicado com os estudantes, com a observação participante que foi realizada durante todo o processo de investigação e a aplicação de um grupo focal. Para tanto, foram desenvolvidos estudos teóricos, alinhadas às aulas práticas sobre as abelhas nativas. Foram utilizadas para desenvolvimento das atividades, dez questões norteadoras para levantamento de hipóteses, uso de metodologias ativas, incluindo a sala de aula invertida, aulas práticas sobre as abelhas nativas, abelhas do gênero Apis e vespas, construção do meliponário na escola, que serviu para desenvolver nos estudantes uma aproximação com as abelhas nativas de modo a promover um melhor ensino e aprendizagem, através das atividades realizadas, além de colocá-los como protagonistas durante a construção do meliponário. Dessa forma, o meliponário promoverá também estudos posteriores sobre educação ambiental na escola. Foram desenvolvidas atividades as quais foram inseridos em um Guia Didático para ser utilizado por outros docentes da educação básica. A partir das atividades desenvolvidas, constatou-se o protagonismo estudantil desenvolvido durante todo o percurso das atividades, além do ensino investigativo realizado. Alinhadas a isso, os estudantes conseguiram desenvolver conhecimentos necessários que poderão ser usados dentro e fora da escola. Com isso, percebeu-se que é possível desenvolver atividades práticas com os estudantes, tornando-os protagonistas e multiplicadores do aprendizado nas comunidades. |
Abstract: | Knowledge about native bees is very scarce, despite the fact that they are fundamental to the environment, so it is important that high school students have contact with this group of animals during their biology lessons. Bees belong to the Kingdom Animalia; Phylum Arthropoda, and are considered invertebrate animals of the class Insecta. Their bodies are divided into three parts: head, thorax, and abdomen. Bees belong to the order Hymenoptera, with around 115,000 species described to date. Bees are fundamental in the process of pollinating plants. Some species such as the Apis genus, have a stinger. Other species such as the native bee species, are stingless bees (ASF). Bees have been greatly harmed by the actions of men, who destroy their habitat through burning and deforestation and even in the search for honey. Individuals with knowledge about native bees are hard to find, despite the fact that bees are fundamental to the environment. The aim of this research was to develop students' sense of leadership and inquiry-based teaching through activities involving native bees, while highlighting the importance of bees in the environment through the pollination process carried out by them. With this in mind, work was developed with 28 students from the 2nd year of high school, at ECIEEFM José Vitorino de Medeiros, located in the municipality of Sossêgo, in the state of Paraíba. The theoretical-methodological basis for this research was qualitative research. The data was collected using a diagnostic questionnaire administered to the students, as well as through participant observations during the research process, through a focus group. To this end, theoretical studies were developed in line with practical lessons on native bees. To develop the activities, ten guiding questions were used to come up with a hypotheses. Active methodologies were used and include inverted classroom, practical lessons on native bees, genus Apis, and wasps, as well as the construction of a meliponary at the school, which served to bring students closer to native bees and to promote better teaching and learning through the activities carried out. Students were placed as leaders throughout the construction process of the meliponary which will promote further studies on environmental education at the school. Activities were developed as part of an investigative didactic sequence (SDI), which was transformed into a Teaching Guide to be used by other basic education teachers. The activities provided the students with opportunities to develop leadership skills throughout the course of the lessons. Students also benefited from being immersed in the investigative teaching that was carried out. In line with this, the students were able to develop the necessary knowledge that can be used inside and outside of the school setting. This research makes us realize that it is possible to develop practical activities with students, while allowing them to be leaders and multipliers of learning in their communities. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Metodologias ativas Filo Arthropoda Meliponário Environmental education Active methodologies Phylum Arthropoda Meliponary |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Biologia Molecular |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32048 |
Data do documento: | 22-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
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