Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32054
Tipo: Dissertação
Título: Nas batidas do coração: uma abordagem investigativa sobre o sistema cardiovascular humano para alunos do ensino médio
Autor(es): Freitas, Idalina Rachel Ferreira de
Primeiro Orientador: Cantalice, Temilce Simões de Assis
Primeiro Coorientador: Tafuri, Luciene Simões de Assis
Resumo: Fazer com que os alunos aprendam um conteúdo talvez seja um dos maiores desafios do ensino. Pois, para isso é necessário não somente capturar a atenção dos alunos, mas também fazê-los compreender a relevância e assimilar esse conhecimento. Os conteúdos sobre o sistema cardiovascular são considerados de difícil compreensão por parte dos estudantes do ensino médio. A causa dessa dificuldade pode estar relacionada ao modo como o conteúdo é explorado em sala de aula, muitas vezes distante dos conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é desenvolver e aplicar uma sequência didática investigativa por meio de situações de convivência que permitam a aplicação de atividades e contextualização de informações sobre o sistema cardiovascular humano. Para isso foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva por meio de uma abordagem qualiquantitativa desenvolvida na Escola Cidadã Integral Prefeito Joaquim Lacerda Leite, São José de Piranhas/PB com 23 estudantes da 2ª série A. Ao comparar os resultados dos questionários diagnósticos discentes antes e depois da intervenção, verificou-se um acréscimo de respostas positivas e decréscimo de respostas negativas. No pré-teste, apenas 2 das 15 questões obtiveram uma predominância de respostas positivas em relação as negativas, contrastando com o pós-teste, onde esse número aumentou para 13 das 15 questões. Estes resultados apontaram para uma evolução significativa das concepções dos estudantes mostrando que as atividades desenvolvidas foram eficientes e potencializadoras da aprendizagem sobre o estudo do sistema cardiovascular. O êxito dos estudantes pôde ser percebido também por meio dos relatos e de sua maior participação durante as aulas de Biologia. Este trabalho teve como produto final a produção de um instrumento didático-pedagógico, na forma de um guia de aprendizagem destinados a professores do ensino médio, ofertando novas possibilidades de aquisição do conteúdo sobre o sistema cardiovascular humano comprometido com uma aprendizagem dinâmica e significativa.
Abstract: Getting students to learn content is perhaps one of the biggest challenges in teaching. For this to happen, it is necessary not only to capture students' attention, but also to make them understand the relevance and assimilate this knowledge. Content about the cardiovascular system is considered difficult for high school students to understand. The cause of this difficulty may be related to the way the content is explored in the classroom, which is often far from the previous knowledge brought by students. Therefore, the objective of this research is to develop and apply an investigative didactic sequence through living situations that allow the application of activities and contextualization of information about the human cardiovascular system. For this purpose, descriptive research was carried out using a qualitative and quantitative approach developed at Highschool Cidadã Integral Prefeito Joaquim Lacerda Leite, São José de Piranhas/PB with 23 students from 2nd grade A. By comparing the results of the student diagnostic questionnaires before and after intervention, there was an increase in positive responses and a decrease in negative responses. In the pre-test, only 2 of the 15 questions obtained a predominance of positive responses over negative ones, contrasting with the post-test, where this number increased to 13 of the 15 questions. These results pointed to a significant evolution in the students' conceptions, showing that the activities developed were efficient and enhanced learning about the study of the cardiovascular system. The students' success could also be seen through reports and their greater participation during Biology classes. This work's final product was the production of a didactic-pedagogical instrument, in the form of a learning guide intended for high school teachers, offering new possibilities for acquiring content about the human cardiovascular system committed to dynamic and meaningful learning.
Palavras-chave: Sistema cardiovascular - Ensino
Educação e saúde
Aprendizagem significativa
Fisiopatologia cardiovascular
Cardiovascular system - Teaching
Education and health
Meaningful learning
Cardiovascular pathophysiology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32054
Data do documento: 27-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdalinaRachelFerreiraDeFreitas_Dissert.pdf25,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons