Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3206| Tipo: | TCC |
| Título: | Formação de professores de língua francesa em um projeto de educação inclusiva: um olhar sobre diários reflexivos |
| Autor(es): | Lima, Anne Cléa Soares |
| Primeiro Orientador: | Reichmann, Carla L. |
| Resumo: | Partimos da hipótese que o diário reflexivo é uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento da prática reflexiva do professor em formação mediante a (re) leitura de suas narrações, encontrando nelas dilemas e percepções (ZABALZA, 2004). A presente pesquisa-ação de ordem qualitativa pretende focalizar os diários reflexivos da professora pesquisadora do curso de Letras francesa, da Universidade Federal da Paraíba, com os objetivos de investigar a construção do processo reflexivo (LIBERALI et al. 2004) em dois diários escritos pela professora pesquisadora por ocasião de um projeto de inclusão de ensino-aprendizagem de língua francesa, e de identificar os dilemas e percepções relacionando-os com as formas de ação do processo reflexivo de Smyth (1992). Os resultados da análise indicam que os dilemas e percepções da professora em questão possibilitaram o seu desenvolvimento crítico-reflexivo. Além disso, o diário possibilitou a construção de uma professora pesquisadora que busca refletir e criticar sobre suas próprias ações. Dessa forma, percebemos a relevância dessa ferramenta para o ensino-aprendizagem de LE, nesse caso FLE, uma vez que prova o desenvolvimento de profissionais capazes de repensarem sua prática contribuindo para a sociedade como professores que não só buscam reproduzir conteúdos, mas construí-los. |
| Abstract: | Not available. |
| Palavras-chave: | Língua Francesa – ensino-aprendizagem Língua Francesa - formação do professor Programas Sociais de Línguas – práticas |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3206 |
| Data do documento: | 9-Dez-2010 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ACSL09122010.pdf | 791,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
