Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3206
Tipo: TCC
Título: Formação de professores de língua francesa em um projeto de educação inclusiva: um olhar sobre diários reflexivos
Autor(es): Lima, Anne Cléa Soares
Primeiro Orientador: Reichmann, Carla L.
Resumo: Partimos da hipótese que o diário reflexivo é uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento da prática reflexiva do professor em formação mediante a (re) leitura de suas narrações, encontrando nelas dilemas e percepções (ZABALZA, 2004). A presente pesquisa-ação de ordem qualitativa pretende focalizar os diários reflexivos da professora pesquisadora do curso de Letras francesa, da Universidade Federal da Paraíba, com os objetivos de investigar a construção do processo reflexivo (LIBERALI et al. 2004) em dois diários escritos pela professora pesquisadora por ocasião de um projeto de inclusão de ensino-aprendizagem de língua francesa, e de identificar os dilemas e percepções relacionando-os com as formas de ação do processo reflexivo de Smyth (1992). Os resultados da análise indicam que os dilemas e percepções da professora em questão possibilitaram o seu desenvolvimento crítico-reflexivo. Além disso, o diário possibilitou a construção de uma professora pesquisadora que busca refletir e criticar sobre suas próprias ações. Dessa forma, percebemos a relevância dessa ferramenta para o ensino-aprendizagem de LE, nesse caso FLE, uma vez que prova o desenvolvimento de profissionais capazes de repensarem sua prática contribuindo para a sociedade como professores que não só buscam reproduzir conteúdos, mas construí-los.
Abstract: Not available.
Palavras-chave: Língua Francesa – ensino-aprendizagem
Língua Francesa - formação do professor
Programas Sociais de Línguas – práticas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3206
Data do documento: 9-Dez-2010
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACSL09122010.pdf791,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons