Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32076
Tipo: | TCC |
Título: | Educação de jovens e adultos: desafios e resistências ao longo dos tempos |
Autor(es): | Costa, Danielle Souza |
Primeiro Orientador: | Silva, Henrique Miguel de Lima |
Primeiro Coorientador: | Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino formada na resistência, representa para aqueles que por algum motivo se ausentaram da escola aoportunidade de voltar aos bancos escolares para adquirir conhecimentos, trocar experiências. É a oportunidade de realizar sonhos, atingir objetivos. Refletir sobre osdesafios presentes na construção do processo de aprendizagem dos estudantes da Educação de jovens e adultos, partindo do diálogo com a concepção de educação de Paulo Freire, foio objetivo traçado para o presente artigo. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa. O arcabouço teórico permitiu discorrer sobre a compreensão e conhecimento de práticas e estratégias que auxiliam os educadores eeducadoras no processo de ensino aprendizagem. Esse trabalho justifica-se por que no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é fundamental promover a inclusão social, a autonomia e a melhoria da qualidade de vida desses estudantes. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino com uma complexidade que convida professores e professoras a envolver-se além das questões educacionais com seus estudantes, pois o público da EJA não volta a escola só em busca de serem alfabetizados, mas voltam em busca de uma educação critica, que os ajudem a compreender as mudanças que ocorrem no mundo. São jovens, adultos e idosos que precisam da escolarização para voltarem a participar por exemplo do mercado de trabalho. Na educação de jovens e adultos os docentes devem ter a preocupação de trabalharem junto com os educandos suas histórias de vidas, de levar para a sala de aula conteúdos que façam parte da realidade em que estão inseridos. È a proposta de uma educação libertadora com significados. |
Abstract: | No Abstract |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Estratégias Aprendizagem Desafios |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32076 |
Data do documento: | 28-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DSC05072024.pdf | 369,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons