Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32076
Tipo: TCC
Título: Educação de jovens e adultos: desafios e resistências ao longo dos tempos
Autor(es): Costa, Danielle Souza
Primeiro Orientador: Silva, Henrique Miguel de Lima
Primeiro Coorientador: Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino formada na resistência, representa para aqueles que por algum motivo se ausentaram da escola aoportunidade de voltar aos bancos escolares para adquirir conhecimentos, trocar experiências. É a oportunidade de realizar sonhos, atingir objetivos. Refletir sobre osdesafios presentes na construção do processo de aprendizagem dos estudantes da Educação de jovens e adultos, partindo do diálogo com a concepção de educação de Paulo Freire, foio objetivo traçado para o presente artigo. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa. O arcabouço teórico permitiu discorrer sobre a compreensão e conhecimento de práticas e estratégias que auxiliam os educadores eeducadoras no processo de ensino aprendizagem. Esse trabalho justifica-se por que no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é fundamental promover a inclusão social, a autonomia e a melhoria da qualidade de vida desses estudantes. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino com uma complexidade que convida professores e professoras a envolver-se além das questões educacionais com seus estudantes, pois o público da EJA não volta a escola só em busca de serem alfabetizados, mas voltam em busca de uma educação critica, que os ajudem a compreender as mudanças que ocorrem no mundo. São jovens, adultos e idosos que precisam da escolarização para voltarem a participar por exemplo do mercado de trabalho. Na educação de jovens e adultos os docentes devem ter a preocupação de trabalharem junto com os educandos suas histórias de vidas, de levar para a sala de aula conteúdos que façam parte da realidade em que estão inseridos. È a proposta de uma educação libertadora com significados.
Abstract: No Abstract
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Estratégias
Aprendizagem
Desafios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32076
Data do documento: 28-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSC05072024.pdf369,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons