Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32077
Tipo: TCC
Título: A importância da leitura para a formação do cidadão crítico: relato de experiência de estágio
Autor(es): Silva, Adjailson Lira da
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Resumo: A leitura desempenha um papel crucial na formação do cidadão crítico. Ela proporciona acesso a diferentes perspectivas, conhecimentos e experiências, ampliando nossa compreensão do mundo ao nosso redor. Através da leitura, desenvolvemos habilidades analíticas e de pensamento crítico. Nesse sentido, é essencial incentivar o hábito da leitura desde cedo nas escolas e na sociedade como um todo. A partir desses imperativos, este trabalho tem como finalidade analisar a leitura praticada em sala de aula junto aos alunos, de modo a contemplar uma aprendizagem significativa para os sujeitos envolvidos nesse processo. Desse modo, baseando-nos em uma experiência vivenciada em sala de aula, compreender-se-á a importância que a leitura tem dentro desse processo de maneira significativa, à formação do cidadão, influenciando-o a analisar a sociedade e ampliando as diversificações e interpretações sobre o mundo com sua própria vivência. Para tanto, usou-se o método de pesquisa baseado em conceitos teóricos e documentos oficiais referentes à matriz de ensino que permitiram um olhar crítico e construtivo para o relato de experiência. Assim, frente às prerrogativas desta pesquisa, entender-se-á a importância da promoção da leitura, processo essencial para a construção de uma sociedade mais consciente e engajada com suas múltiplas causas. Nesse percurso, para fundamentar ainda mais as discussões que serão desenvolvidas, esta pesquisa traz considerações de autores, como Freire, Grammont, Kleiman, Geraldi e Luizato, os quais se debruçam sobre as pesquisas de leitura.
Abstract: Reading plays a crucial role in the formation of critical citizens. It provides access to different perspectives, knowledge and experiences, expanding our understanding of the world around us. Through reading, we develop analytical and critical thinking skills. In this sense, it is essential to encourage the habit of reading from an early age in schools and in society as a whole. Based on these imperatives, this work aims to analyze the reading practiced in the classroom with students, in order to contemplate meaningful learning for the subjects involved in this process. In this way, based on an experience lived in the classroom, we will understand the importance that reading has within this process in a significant way, in the formation of citizens, influencing them to analyze society and expanding the diversifications and interpretations about the world with their own experience. To this end, the research method was used based on theoretical concepts and official documents referring to the teaching matrix, which allowed a critical and constructive look at the experience report. Thus, given the prerogatives of this research, the importance of promoting reading will be understood, an essential process for building a society that is more conscious and engaged with its multiple causes. On this path, to further substantiate the discussions that will be developed, this research brings considerations from authors such as Freire, Grammont, Kleiman, Geraldi and Luizato, who focus on reading research.
Palavras-chave: Aprendizagem
Leitura
Relato de experiência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32077
Data do documento: 30-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALS05122023.pdf261,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons