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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rosycléa Dantas-
dc.date.accessioned2017-12-14T11:48:30Z-
dc.date.available2010-12-10-
dc.date.available2017-12-14T11:48:30Z-
dc.date.issued2010-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3208-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.title“A gente vive num mundo normal”: Afetividade e construção do conhecimento na aula de língua inglesa para deficientes visuaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medrado, Betânia Passos-
dc.description.resumoNas últimas décadas, o contexto educacional vem adquirindo novas formas e entendimentos com a proposta da educação inclusiva, a qual assegura o acesso de todos a uma educação de qualidade. No entanto, uma inclusão marginal (CARVALHO, 2007) tem sido observada pelo fato de muitos acreditarem que a simples presença do deficiente na sala de aula é uma atitude de inclusão. Relatos de professoras (MEDRADO, 2010) que trabalham com deficientes visuais em sala de aula têm evidenciado inquietações por parte daqueles diretamente envolvidos no processo, pois as docentes alegam não terem recebido formação para atuar nesse novo contexto educacional. Apesar de a prática ainda estar longe de uma educação inclusiva, acreditamos que a oportunidade de todos conviverem juntos na escola regular seja um passo importante, já que é na interação com o outro que nos desenvolvemos (TOMASELLO, 2003). Nesse contexto, e com o entendimento de que no processo de aprendizagem, afetividade e cognição são indissociáveis (VYGOTSKY, 2008 [1934]), objetivamos discutir como as ações de uma professora de língua inglesa contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem de alunos deficientes visuais. Nosso corpus, coletado no âmbito de uma escola pública, é composto de entrevistas e de observações em uma sala de aula de língua inglesa com dois alunos deficientes visuais. A análise qualitativa dos dados evidenciou que as ações mediadoras da professora construíram um espaço afetivo, a partir do qual seus alunos puderam desenvolver uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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