Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3208
Tipo: | TCC |
Título: | “A gente vive num mundo normal”: Afetividade e construção do conhecimento na aula de língua inglesa para deficientes visuais |
Autor(es): | Silva, Rosycléa Dantas |
Primeiro Orientador: | Medrado, Betânia Passos |
Resumo: | Nas últimas décadas, o contexto educacional vem adquirindo novas formas e entendimentos com a proposta da educação inclusiva, a qual assegura o acesso de todos a uma educação de qualidade. No entanto, uma inclusão marginal (CARVALHO, 2007) tem sido observada pelo fato de muitos acreditarem que a simples presença do deficiente na sala de aula é uma atitude de inclusão. Relatos de professoras (MEDRADO, 2010) que trabalham com deficientes visuais em sala de aula têm evidenciado inquietações por parte daqueles diretamente envolvidos no processo, pois as docentes alegam não terem recebido formação para atuar nesse novo contexto educacional. Apesar de a prática ainda estar longe de uma educação inclusiva, acreditamos que a oportunidade de todos conviverem juntos na escola regular seja um passo importante, já que é na interação com o outro que nos desenvolvemos (TOMASELLO, 2003). Nesse contexto, e com o entendimento de que no processo de aprendizagem, afetividade e cognição são indissociáveis (VYGOTSKY, 2008 [1934]), objetivamos discutir como as ações de uma professora de língua inglesa contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem de alunos deficientes visuais. Nosso corpus, coletado no âmbito de uma escola pública, é composto de entrevistas e de observações em uma sala de aula de língua inglesa com dois alunos deficientes visuais. A análise qualitativa dos dados evidenciou que as ações mediadoras da professora construíram um espaço afetivo, a partir do qual seus alunos puderam desenvolver uma aprendizagem significativa. |
Abstract: | Not available. |
Palavras-chave: | Inclusão Deficientes visuais Ensino de língua inglesa |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3208 |
Data do documento: | 10-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RDS10122010.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons