Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3208
Tipo: TCC
Título: “A gente vive num mundo normal”: Afetividade e construção do conhecimento na aula de língua inglesa para deficientes visuais
Autor(es): Silva, Rosycléa Dantas
Primeiro Orientador: Medrado, Betânia Passos
Resumo: Nas últimas décadas, o contexto educacional vem adquirindo novas formas e entendimentos com a proposta da educação inclusiva, a qual assegura o acesso de todos a uma educação de qualidade. No entanto, uma inclusão marginal (CARVALHO, 2007) tem sido observada pelo fato de muitos acreditarem que a simples presença do deficiente na sala de aula é uma atitude de inclusão. Relatos de professoras (MEDRADO, 2010) que trabalham com deficientes visuais em sala de aula têm evidenciado inquietações por parte daqueles diretamente envolvidos no processo, pois as docentes alegam não terem recebido formação para atuar nesse novo contexto educacional. Apesar de a prática ainda estar longe de uma educação inclusiva, acreditamos que a oportunidade de todos conviverem juntos na escola regular seja um passo importante, já que é na interação com o outro que nos desenvolvemos (TOMASELLO, 2003). Nesse contexto, e com o entendimento de que no processo de aprendizagem, afetividade e cognição são indissociáveis (VYGOTSKY, 2008 [1934]), objetivamos discutir como as ações de uma professora de língua inglesa contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem de alunos deficientes visuais. Nosso corpus, coletado no âmbito de uma escola pública, é composto de entrevistas e de observações em uma sala de aula de língua inglesa com dois alunos deficientes visuais. A análise qualitativa dos dados evidenciou que as ações mediadoras da professora construíram um espaço afetivo, a partir do qual seus alunos puderam desenvolver uma aprendizagem significativa.
Abstract: Not available.
Palavras-chave: Inclusão
Deficientes visuais
Ensino de língua inglesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3208
Data do documento: 10-Dez-2010
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDS10122010.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons