Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3210| Tipo: | TCC |
| Título: | Ensino do sistema verbal da língua portuguesa: alternativas e enfoques |
| Autor(es): | Malaquias, Aline da Silva |
| Primeiro Orientador: | Maia Júnior, Juvino Alves |
| Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma alternativa de ensino para o sistema verbal da Língua Portuguesa, partindo da noção aspectual que estrutura, primeiramente, os verbos na Língua Latina. Tendo em vista que o ensino requisitado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é de base epilinguística, ou seja, que focaliza uma reflexão sobre o uso efetivo da língua, entende-se que essa abordagem, divulgada oficialmente desde o final da década de 1990, venha paulatinamente substituir as aulas de língua materna fincadas, em essência, em nomenclaturas da gramática normativa. No entanto, o contexto atual se caracteriza por professores ainda despreparados e desamparados no tratar dos conhecimentos linguísticos nesse viés mais reflexivo, o que os leva, por conseguinte, a voltar à alicerçada e insuficiente abordagem tradicional. O presente trabalho se apresenta, diante do exposto, como uma possível alternativa à essa problemática. Para tanto, foram realizadas leituras como Boléo (1934), Said Ali (2001) e Teyssier (2001), que puderam amparar um olhar mais aprofundado sobre a categoria gramatical “verbo” e a confluência entre a organização verbal da Língua Portuguesa e da Língua Latina; além de leituras analíticas do conceito verbal em gramáticas como as de CUNHA (2001), ROCHA LIMA (2002) e BECHARA (2004). Por fim, apresentam-se atividades que visam exemplificar, de alguma maneira, o ensino epilinguístico em noções reflexivas sobre tempo, modo e aspecto verbal. Acredita-se que, amparado pela publicação de estudos a respeito, o professor possa implementar esse ensino que se propõe mais eficaz para a formação produtiva e crítica do aluno. |
| Abstract: | Not available. |
| Palavras-chave: | Língua portuguesa - Ensino Sistema verbal – Ensino Latim |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3210 |
| Data do documento: | 9-Dez-2010 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ASM09122010.pdf | 403,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
