Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3210
Tipo: TCC
Título: Ensino do sistema verbal da língua portuguesa: alternativas e enfoques
Autor(es): Malaquias, Aline da Silva
Primeiro Orientador: Maia Júnior, Juvino Alves
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma alternativa de ensino para o sistema verbal da Língua Portuguesa, partindo da noção aspectual que estrutura, primeiramente, os verbos na Língua Latina. Tendo em vista que o ensino requisitado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é de base epilinguística, ou seja, que focaliza uma reflexão sobre o uso efetivo da língua, entende-se que essa abordagem, divulgada oficialmente desde o final da década de 1990, venha paulatinamente substituir as aulas de língua materna fincadas, em essência, em nomenclaturas da gramática normativa. No entanto, o contexto atual se caracteriza por professores ainda despreparados e desamparados no tratar dos conhecimentos linguísticos nesse viés mais reflexivo, o que os leva, por conseguinte, a voltar à alicerçada e insuficiente abordagem tradicional. O presente trabalho se apresenta, diante do exposto, como uma possível alternativa à essa problemática. Para tanto, foram realizadas leituras como Boléo (1934), Said Ali (2001) e Teyssier (2001), que puderam amparar um olhar mais aprofundado sobre a categoria gramatical “verbo” e a confluência entre a organização verbal da Língua Portuguesa e da Língua Latina; além de leituras analíticas do conceito verbal em gramáticas como as de CUNHA (2001), ROCHA LIMA (2002) e BECHARA (2004). Por fim, apresentam-se atividades que visam exemplificar, de alguma maneira, o ensino epilinguístico em noções reflexivas sobre tempo, modo e aspecto verbal. Acredita-se que, amparado pela publicação de estudos a respeito, o professor possa implementar esse ensino que se propõe mais eficaz para a formação produtiva e crítica do aluno.
Abstract: Not available.
Palavras-chave: Língua portuguesa - Ensino
Sistema verbal – Ensino
Latim
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3210
Data do documento: 9-Dez-2010
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASM09122010.pdf403,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons