Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32108
Tipo: | Dissertação |
Título: | Compreendendo a sexualidade na adolescência por meio do modelo biopsicossocial: estratégias didáticas para o professor do ensino médio |
Autor(es): | Assis, Thiago Brandão de |
Primeiro Orientador: | Cantalice, Temilce Simões de Assis |
Resumo: | A questão da sexualidade é algo inerente à vida humana e inclui sensações corpóreas, subjetivas e emocionais que se manifestam ao longo da vida, varia entre as pessoas e está além da reprodução. Na Biologia, há duas formas de se perceber/ensinar sobre sexualidade, o modelo biológico-centrado e preventivo que enfatiza aspectos biológicos da sexualidade e o modelo biopsicossocial que apresenta concepções mais amplas sobre a sexualidade. Enfatizou-se o segundo modelo, pois a sexualidade é entendida como fenômeno natural, sendo expressa de múltiplas formas, nas diferentes etapas da vida, nos diferentes contextos e realidades subjetivas, sociais e culturais. O ensino por investigação desempenha um papel crucial na educação sexual, capacitando os alunos a explorarem prevenção de IST, contracepção, saúde sexual e relacionamentos para promover habilidades críticas, tomada de decisões informadas e compreensão das complexidades da sexualidade humana, contribuindo para uma educação mais aberta, inclusiva e contextualizada. O objetivo deste TCM foi desenvolver a temática educação sexual por meio de oficinas de dinâmica em grupo em uma perspectiva investigativa, permitindo aos estudantes explorar conceitos, normas sociais e questões de gênero por meio de pesquisa, discussões e análises críticas, capacitando-os a tomar decisões informadas e promovendo a compreensão abrangente da sexualidade. O projeto foi desenvolvido na ECIT Cristiano Cartaxo, localizada na cidade de Cajazeiras/PB, com três turmas da segunda série do ensino médio, totalizando 18 estudantes com idades entre 16 e 18 anos. O trabalho apresentou natureza aplicada, abordagem quanti-qualitativa do tipo pesquisa participante. As estratégias metodológicas envolveram: reunião com os pais/responsáveis, aplicação de questionário diagnóstico e metodologias ativas baseadas em oficinas de dinâmicas em grupos. O trabalho partiu de uma compreensão inicial do que os estudantes conhecem por sexualidade e educação sexual mediante aplicação de um questionário diagnóstico para, a partir deste ponto, iniciar a execução das atividades com a construção de contrato de convivência e as dinâmicas com enfoque no aspecto biopsicossocial. Foram obtidos dados quanti-qualitativos a partir da aplicação do questionário diagnóstico e qualitativos a partir de registros de imagens, áudios, vídeos e textos. As informações referentes ao questionário foram tabuladas em planilhas para serem analisadas quanto as respostas dos participantes ao instrumento de coleta. Os discursos dos participantes foram categorizados e analisados sob a perspectiva de análise de conteúdo de Bardin. Através das oficinas de dinâmica em grupo, os participantes perceberam quão complexa é a adolescência por tratar-se de um período singular para cada pessoa. Além disto, o enfoque biopsicossocial trouxe uma nova dimensão de aprendizado no qual os estudantes correlacionaram aspectos biológicos com aspectos sociais, econômicos, culturais e psicológicos. A culminância foi resultado de debates ao longo das oficinas de dinâmica em grupo que envolveu trabalhos realizados pelos próprios estudantes relacionados aos temas IST e contracepção, mitos e verdades e empoderamento feminino. As atividades realizadas foram compiladas em uma cartilha digital, que auxiliará docentes do ensino médio a trabalhar a temática educação sexual por meio de metodologias ativas enfatizando o papel do estudante como protagonista da aprendizagem. |
Abstract: | The issue of sexuality is an inherent aspect of human life, encompassing bodily, subjective, and emotional sensations that extend beyond reproduction. In biology, there are two ways of perceiving/teaching about sexuality: the biological-centered and preventive model, which emphasizes biological aspects of sexuality, and the biopsychosocial model, which presents broader conceptions of sexuality. The second model was emphasized, as sexuality is understood as a natural phenomenon expressed in multiple ways, at different stages of life, in various contexts, and subjective, social, and cultural realities. Inquiry-based teaching plays a crucial role in sex education, enabling students to explore STI prevention, contraception, sexual health, and relationships to promote critical skills, informed decision-making, and understanding of the complexities of human sexuality, contributing to a more open, inclusive, and contextualized education. The aim was to develop the theme of sex education through group dynamics workshops that promote an investigative approach, allowing students to explore concepts, social norms, and gender issues through research, discussion, and critical analysis, enabling them to make informed decisions and promoting a comprehensive understanding of sexuality. The project was carried out at ECIT Cristiano Cartaxo, located in the city of Cajazeiras/PB, with three secondary school classes, totaling 18 students aged between 16 and 18. The work presented an applied nature, a quantitative-qualitative approach of the participatory research type. The methodological strategies included a meeting with parents/guardians, the administration of a diagnostic survey, and active methodologies based on group dynamics workshops. The work began with an initial understanding of what the students knew about sexuality and sex education through the application of a diagnostic survey, and from this point, the implementation of the activities began with the construction of a coexistence contract and the dynamics focusing on the biopsychosocial aspect. Quantitative and qualitative data were collected from the diagnostic survey and through the recording of images, audios, videos, and texts. The information from the questions was tabulated in spreadsheets to be analyzed in terms of the participants' responses to the collection instrument. The participants' speeches were categorized and analyzed from the perspective of Bardin's content analysis. Through the group dynamics workshops, the participants realized the complexity of adolescence, as it is a unique period for each individual. In addition, the biopsychosocial approach brought a new dimension of learning in which the students correlated biological aspects with social, economic, cultural, and psychological aspects. The culmination was the result of debates during the group dynamics workshops involving work done by the students themselves on the themes of STIs and contraception, myths and truths, and female empowerment. The activities carried out were compiled into a digital booklet, which will help high school teachers to work on the subject of sex education using active methodologies, emphasizing the role of the student as the protagonist of learning. |
Palavras-chave: | Educação sexual - Abordagem integradora Educação sexual - Metodologias ativas Sexualidade - Adolescência Dinâmica de grupo - Oficinas Sexual education - Integrative approach Sexual education - Active methodologies Sexuality - Adolescence Group dynamics - Workshops |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Biologia Molecular |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32108 |
Data do documento: | 28-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThiagoBrandãoDeAssis_Dissert.pdf | 12,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ThiagoBrandãoDeAssis_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf | 2,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons