Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3212
Tipo: TCC
Título: A influência do professor na formação do aluno leitor do texto literário
Autor(es): Silva, Raquel Monteiro da
Primeiro Orientador: Sousa, Maria Ester Vieira de
Resumo: Esta monografia, intitulada A influência do professor na formação do aluno-leitor do texto literário, visa apresentar algumas reflexões acerca das influências que o professor exerce sobre a formação leitora do aluno, no âmbito escolar. As modernas teorias acerca da aprendizagem já reconhecem que o aluno chega à escola letrado, no entanto, é a escola o lugar onde ele terá um contato maior com a leitura, especificamente, a literária. Acreditamos que o professor, dependendo do modo como apresenta a leitura, influenciará ou não seu aluno na formação leitora. O interesse pela execução desse trabalho partiu da participação na pesquisa Práticas Escolares de Leitura e Discursos sobre a Leitura, da qual selecionamos o corpus a ser analisado. Para o aporte teórico, estudamos autores como Certeau (1994), Lajolo (2008), Zilberman & Lajolo (1996), Sousa (2002, 2008, 2009, 2010), cujas concepções de leitura são vistas sempre como práticas sociais, que circulam em espaços diferentes. Sendo assim, seria impossível dizer algo sobre a leitura que não estivesse contextualizado com a época, os costumes, os hábitos de uma sociedade. Neste trabalho, traremos alguns depoimentos de professores e alunos acerca da leitura, analisaremos suas opiniões e concepções sobre a leitura, buscando investigar as influências na formação leitora do discente. Percebemos que os alunos são leitores, gostam de ler, no entanto, quando tratamos do texto literário, eles ainda têm resistências em relação a essas leituras, pois acreditam ser difícil fazê-las. Os professores, por sua vez, ainda não consideram o aluno como leitor, pois acreditam na leitura apenas como a do texto literário, não considerando outros tipos existentes.
Abstract: Not available.
Palavras-chave: Leitura
Texto literário – Formação do leitor
Professor – Formação do leitor
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3212
Data do documento: 9-Dez-2010
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMS09122010.pdf155,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons