Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3212
metadata.dc.type: TCC
Title: A influência do professor na formação do aluno leitor do texto literário
metadata.dc.creator: Silva, Raquel Monteiro da
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Maria Ester Vieira de
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia, intitulada A influência do professor na formação do aluno-leitor do texto literário, visa apresentar algumas reflexões acerca das influências que o professor exerce sobre a formação leitora do aluno, no âmbito escolar. As modernas teorias acerca da aprendizagem já reconhecem que o aluno chega à escola letrado, no entanto, é a escola o lugar onde ele terá um contato maior com a leitura, especificamente, a literária. Acreditamos que o professor, dependendo do modo como apresenta a leitura, influenciará ou não seu aluno na formação leitora. O interesse pela execução desse trabalho partiu da participação na pesquisa Práticas Escolares de Leitura e Discursos sobre a Leitura, da qual selecionamos o corpus a ser analisado. Para o aporte teórico, estudamos autores como Certeau (1994), Lajolo (2008), Zilberman & Lajolo (1996), Sousa (2002, 2008, 2009, 2010), cujas concepções de leitura são vistas sempre como práticas sociais, que circulam em espaços diferentes. Sendo assim, seria impossível dizer algo sobre a leitura que não estivesse contextualizado com a época, os costumes, os hábitos de uma sociedade. Neste trabalho, traremos alguns depoimentos de professores e alunos acerca da leitura, analisaremos suas opiniões e concepções sobre a leitura, buscando investigar as influências na formação leitora do discente. Percebemos que os alunos são leitores, gostam de ler, no entanto, quando tratamos do texto literário, eles ainda têm resistências em relação a essas leituras, pois acreditam ser difícil fazê-las. Os professores, por sua vez, ainda não consideram o aluno como leitor, pois acreditam na leitura apenas como a do texto literário, não considerando outros tipos existentes.
Abstract: Not available.
Keywords: Leitura
Texto literário – Formação do leitor
Professor – Formação do leitor
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3212
Issue Date: 9-Dec-2010
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMS09122010.pdf155,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons