Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32133| Tipo: | TCC |
| Título: | A aprendizagem na educação de jovens e adultos EJA: o desenvolvimento de políticas públicas e suas especificidades |
| Autor(es): | Alves, Maria Aparecida de Farias |
| Primeiro Orientador: | Silva, Henrique Miguel de Lima |
| Primeiro Coorientador: | Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de |
| Resumo: | A educação de jovens e adultos traz para aqueles que não tiveram acesso à educação dentro da faixa etária esperada uma garantia futura da subsistência de modo mais fortuito, com a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. E assim, o pensamento pedagógico e as políticas de educação escolar de jovens e adultos adquiriram identidades e feições próprias, com o passar dos anos. Deste modo, temos como objetivo explicitar os direitos e as garantias dos jovens e adultos à educação no Brasil diante das dificuldades enfrentadas no seu cotidiano. A pesquisa teve seu caráter exploratório como método de pesquisa empregado: revisão sistemática de literatura, a partir da análise de material escrito (legislação instituinte dos instrumentos de legalização da EJA, textos e livros), seguida da análise, síntese e recriação de ideias. Os resultados revelaram o número de trabalhos publicados sobre o tema, no período de 2018 a 2023, e que nos trabalhos publicados e selecionados nesta pesquisa, o que merece destaque é que a maioria dos artigos trabalham a experimentação utilizando sequências didáticas numa perspectiva problematizadora, indo ao encontro das fundamentadas na pesquisa e discutindo sobre a necessidade de formar cidadãos para exercício da cidadania, principal papel e desafio das escolas na sociedade atual. Assim, acredita-se que esta revisão sistemática da literatura nos possibilitou diagnosticar a situação dos trabalhos que abordam o tema estudado. |
| Abstract: | The education of young people and adults brings a future guarantee of subsistence more fortuitously with their integration into the labour market. And so, pedagogical thinking and school education policies of young people and adults have acquired their own identity and features over the years. In this way, we aim to explain the rights and guarantees of young people and adults to education in Brazil in the face of the difficulties faced in their daily lives. The research had its exploratory character as a method of research employed: systematic review of literature, starting from the analysis of written material (institutional legislation of the instruments of legalization of the EJA, texts and books), followed by analysis, synthesis and re-creation of ideas. The results revealed the number of published works on the topic, in the period from 2018 to 2023, and that in the works published and selected in this research, what deserves to be highlighted is that most of the articles work experimentation using sequenc. |
| Palavras-chave: | Políticas públicas Analfabetismo EJA |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32133 |
| Data do documento: | 6-Dez-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MAFA14122023.pdf | 657,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
