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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3215
Tipo: TCC
Título: qualidade da prosódia explícita e sua relação com a interpretação de textos: um estudo de caso
Autor(es): Coutinho, Michelle Ghislain
Primeiro Orientador: Stein, Cirineu Cecote
Resumo: A leitura ocupa um papel importante no que se refere às questões de ensino-aprendizagem. Uma boa competência leitora influenciará positivamente um aluno em seu desenvolvimento nas disciplinas escolares. Diante disto, percebemos a importância de averiguar o papel que a leitura ocupa no ambiente escolar e verificar se, de fato, um aluno que explicita o texto de forma prosodicamente adequada consegue estabelecer uma melhor relação de interpretação com o texto. Abordamos a concepção de leitura e os aspectos que interferem na compreensão de um texto de acordo com Kleiman (2000) e com base nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Dentre esses aspectos, analisamos a relação que existe entre a prosódia explícita e a interpretação de um texto baseados em Stein (2003), Scarpa (1999) e Barbosa (2009). A metodologia aplicada foi de caráter empírico/quantitativo. O corpus deste trabalho é composto por um questionário de interpretação textual e gravações em áudio das leituras em voz alta (prosódia explícita) dos alunos participantes. A análise dos dados demonstrou que existe uma tendência no sentido de os alunos que obtiveram melhor desempenho nas questões de interpretação possuírem bom desempenho na leitura em voz alta.
Abstract: not available.
Palavras-chave: Leitura.
Ensino.
Interpretação textual
Prosódia.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3215
Data do documento: 25-Jun-2014
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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