Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3215
metadata.dc.type: TCC
Title: qualidade da prosódia explícita e sua relação com a interpretação de textos: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Coutinho, Michelle Ghislain
metadata.dc.contributor.advisor1: Stein, Cirineu Cecote
metadata.dc.description.resumo: A leitura ocupa um papel importante no que se refere às questões de ensino-aprendizagem. Uma boa competência leitora influenciará positivamente um aluno em seu desenvolvimento nas disciplinas escolares. Diante disto, percebemos a importância de averiguar o papel que a leitura ocupa no ambiente escolar e verificar se, de fato, um aluno que explicita o texto de forma prosodicamente adequada consegue estabelecer uma melhor relação de interpretação com o texto. Abordamos a concepção de leitura e os aspectos que interferem na compreensão de um texto de acordo com Kleiman (2000) e com base nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Dentre esses aspectos, analisamos a relação que existe entre a prosódia explícita e a interpretação de um texto baseados em Stein (2003), Scarpa (1999) e Barbosa (2009). A metodologia aplicada foi de caráter empírico/quantitativo. O corpus deste trabalho é composto por um questionário de interpretação textual e gravações em áudio das leituras em voz alta (prosódia explícita) dos alunos participantes. A análise dos dados demonstrou que existe uma tendência no sentido de os alunos que obtiveram melhor desempenho nas questões de interpretação possuírem bom desempenho na leitura em voz alta.
Abstract: not available.
Keywords: Leitura.
Ensino.
Interpretação textual
Prosódia.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3215
Issue Date: 25-Jun-2014
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MGC15062014.pdf870,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons