Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3215| Tipo: | TCC |
| Título: | qualidade da prosódia explícita e sua relação com a interpretação de textos: um estudo de caso |
| Autor(es): | Coutinho, Michelle Ghislain |
| Primeiro Orientador: | Stein, Cirineu Cecote |
| Resumo: | A leitura ocupa um papel importante no que se refere às questões de ensino-aprendizagem. Uma boa competência leitora influenciará positivamente um aluno em seu desenvolvimento nas disciplinas escolares. Diante disto, percebemos a importância de averiguar o papel que a leitura ocupa no ambiente escolar e verificar se, de fato, um aluno que explicita o texto de forma prosodicamente adequada consegue estabelecer uma melhor relação de interpretação com o texto. Abordamos a concepção de leitura e os aspectos que interferem na compreensão de um texto de acordo com Kleiman (2000) e com base nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Dentre esses aspectos, analisamos a relação que existe entre a prosódia explícita e a interpretação de um texto baseados em Stein (2003), Scarpa (1999) e Barbosa (2009). A metodologia aplicada foi de caráter empírico/quantitativo. O corpus deste trabalho é composto por um questionário de interpretação textual e gravações em áudio das leituras em voz alta (prosódia explícita) dos alunos participantes. A análise dos dados demonstrou que existe uma tendência no sentido de os alunos que obtiveram melhor desempenho nas questões de interpretação possuírem bom desempenho na leitura em voz alta. |
| Abstract: | not available. |
| Palavras-chave: | Leitura. Ensino. Interpretação textual Prosódia. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3215 |
| Data do documento: | 25-Jun-2014 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MGC15062014.pdf | 870,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
