Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32151
Tipo: TCC
Título: Discussões artivistas na sala de aula : a leitura dramática das peças didáticas de Bertholt Brecht como ferramenta pedagógica na construção do pensamento crítico reflexivo.
Título(s) alternativo(s): Artivist discussions in the classroom: the dramatic reading of Bertholt Brecht's didactic plays as a pedagogical tool in the construction of critical reflective thinking.
Autor(es): Silva, Evandro Medeiros da
Primeiro Orientador: Guimarães, Carlos Henrique
Resumo: A arte faz parte da história da humanidade e está presente em todos os povos e culturas. A arte é a materialização da cultura de uma sociedade: ela pode ser representada pelo teatro, entre outros meios, é a expressão de uma atitude. Ela tem um papel na sociedade que é também político e social. Este trabalho visa trazer à discussão o debate sobre como as artes tratam as questões políticas e sociais e reivindicam o direito de manifestar-se através dela, expressão artística denominada na contemporaneidade de Artivismo. Nesse pensamento pretendemos mostrar um pouco do trabalho que desenvolvemos junto aos estudantes do nono ano na Escola Sesquicentenário, no ano de 2022, em especial algumas reflexões sobre a proposta artístico-pedagógica que vivenciamos, através da leitura dramática das peças didáticas de Brecht, colocando em discussão o papel político do teatro.
Abstract: Art is part of human history and is present in all peoples and cultures. Art is the materialization of a society's culture: it can be represented by theater, among other means, and is the expression of an attitude. It has a role in society that is also political and social. The aim of this work is to discuss how the arts deal with political and social issues and claim the right to express themselves through it, an artistic expression that is referred to in contemporary times as Artivism. With this in mind, we intend to show some of the work we did with ninth-grade students at the Sesquicentenário School in 2022, especially some reflections on the artistic-pedagogical proposal we experienced, through the dramatic reading of Brecht's didactical play, putting the political role of theater under discussion.
Palavras-chave: Teatro (Licenciatura)
Artivismo
Leitura dramática
Teatro - Arte e cultura
Peças didáticas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32151
Data do documento: 10-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Teatro (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMS02102024.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons