Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32155
Tipo: | TCC |
Título: | A música como ferramenta metodológica na abordagem da diversidade cultural e linguística em sala de aula do ensino médio |
Autor(es): | Barbosa, Fabiana De Vasconcelos Silva |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Silvia Renata |
Resumo: | O trabalho com música no ensino de idiomas constitui em uma ferramenta criativa, que estimula o desenvolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Além disso, favorece o intercâmbio cultural e facilita a interação social. Partindo da necessidade de trabalhar a diversidade cultural e linguística de uma Língua Estrangeira, em especial a Língua Espanhola, desenvolvemos este trabalho, buscando compreender o que é cultura e como ela se apresenta nas canções de LE, assim como a relação entre cultura e língua. Para compreender como a música utilizada como ferramenta metodológica pode contribuir para a aprendizagem numa abordagem da diversidade cultural e linguística, realizamos uma pesquisa bibliográfica e compartilhamos de uma experiência vivenciada em uma sala de aula do Ensino Médio, onde foram desenvolvidas atividades diversificadas, através da canção: “VVIR SIN AIRE” (letra de Fher Olvera e interpretação de MANÁ). Através das pesquisas e as experiências vivenciadas em sala de aula, podemos concluir que a música se constitui em uma ferramenta importante para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula, no tocante à diversidade cultural e linguística de LE. |
Abstract: | El trabajo con música en la enseñanza de idiomas constituye en una herramienta creativa, que estimula el desarrollo de los alumnos en el proceso de aprendizaje. Además, favorece el intercambio cultural y facilita la interacción social. A partir de la necesidad de trabajar la diversidad cultural y lingüística de una Lengua Extranjera, en especial la Lengua Española, desarrollamos este trabajo, buscando comprender qué es cultura y cómo se presenta en las canciones de LE, así como la relación entre cultura y lengua. Para comprender cómo la música utilizada como herramienta metodológica puede contribuir al aprendizaje en un enfoque de la diversidad cultural y lingüística, realizamos una investigación bibliográfica y compartimos una experiencia vivenciada en una clase de la Enseñanza Media, donde se desarrollaron actividades diversificadas a través de la canción: "VVIR SIN AIRE" (letra de Fher Olvera e interpretación de MANÁ). A través de las investigaciones y las experiencias vivenciadas en el aula, podemos concluir que la música se constituye en una herramienta importante para el desarrollo del trabajo en el aula, en lo que se refiere a la diversidad cultural y lingüística de LE. |
Palavras-chave: | Língua Estrangeira Diversidade Cultural e Linguística Lingua Espanhola |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32155 |
Data do documento: | 19-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TERMO.pdf | TERMO | 223,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TCC.PDF | TCC | 674 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons