Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32155
Tipo: TCC
Título: A música como ferramenta metodológica na abordagem da diversidade cultural e linguística em sala de aula do ensino médio
Autor(es): Barbosa, Fabiana De Vasconcelos Silva
Primeiro Orientador: Ribeiro, Silvia Renata
Resumo: O trabalho com música no ensino de idiomas constitui em uma ferramenta criativa, que estimula o desenvolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Além disso, favorece o intercâmbio cultural e facilita a interação social. Partindo da necessidade de trabalhar a diversidade cultural e linguística de uma Língua Estrangeira, em especial a Língua Espanhola, desenvolvemos este trabalho, buscando compreender o que é cultura e como ela se apresenta nas canções de LE, assim como a relação entre cultura e língua. Para compreender como a música utilizada como ferramenta metodológica pode contribuir para a aprendizagem numa abordagem da diversidade cultural e linguística, realizamos uma pesquisa bibliográfica e compartilhamos de uma experiência vivenciada em uma sala de aula do Ensino Médio, onde foram desenvolvidas atividades diversificadas, através da canção: “VVIR SIN AIRE” (letra de Fher Olvera e interpretação de MANÁ). Através das pesquisas e as experiências vivenciadas em sala de aula, podemos concluir que a música se constitui em uma ferramenta importante para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula, no tocante à diversidade cultural e linguística de LE.
Abstract: El trabajo con música en la enseñanza de idiomas constituye en una herramienta creativa, que estimula el desarrollo de los alumnos en el proceso de aprendizaje. Además, favorece el intercambio cultural y facilita la interacción social. A partir de la necesidad de trabajar la diversidad cultural y lingüística de una Lengua Extranjera, en especial la Lengua Española, desarrollamos este trabajo, buscando comprender qué es cultura y cómo se presenta en las canciones de LE, así como la relación entre cultura y lengua. Para comprender cómo la música utilizada como herramienta metodológica puede contribuir al aprendizaje en un enfoque de la diversidad cultural y lingüística, realizamos una investigación bibliográfica y compartimos una experiencia vivenciada en una clase de la Enseñanza Media, donde se desarrollaron actividades diversificadas a través de la canción: "VVIR SIN AIRE" (letra de Fher Olvera e interpretación de MANÁ). A través de las investigaciones y las experiencias vivenciadas en el aula, podemos concluir que la música se constituye en una herramienta importante para el desarrollo del trabajo en el aula, en lo que se refiere a la diversidad cultural y lingüística de LE.
Palavras-chave: Língua Estrangeira
Diversidade Cultural e Linguística
Lingua Espanhola
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32155
Data do documento: 19-Mar-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TERMO.pdfTERMO223,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TCC.PDFTCC674 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons