Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3217
metadata.dc.type: TCC
Title: O gênero artigo de opinião no ensino médio: das condições de produção à escrita
metadata.dc.creator: Santiago, Maiara Kelly.
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Maria Ester Vieira de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar, por meio de uma pesquisa qualitativa, aspectos que comprovem a influência, nos textos produzidos pelos alunos de 3º ano do Ensino Médio, do processo de preparação que antecedeu a escrita. Para tanto, buscamos identificar nos textos aspectos da estrutura que demonstrem o conhecimento, ou não, do gênero artigo de opinião, assim como aspectos temáticos que caracterizam a natureza do gênero. Nosso aporte teórico está fundamentado nas teorias sobre o trabalho com a escrita em sala de aula, no que diz respeito à noção de gênero textual. Pautamo-nos nos postulados de BAKHTIN (2000), DOLZ & SCHNEUWLY (2004), GERALDI (1993; 2011) MARCUSCHI (2008; 2010) e VAL (2009), além de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN’s). Como atividade integrante do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), tivemos a oportunidade de prepararmos, em conjunto com a professora das turmas, os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de João Pessoa, para realização da prova da Olimpíada de Língua Portuguesa, que consistiu na produção de um artigo de opinião, tendo como tema “O Lugar onde vivo”. Para as análises, selecionamos quatro textos, a fim de observarmos até que ponto as condições que antecederam influenciaram nas produções textuais. Após as análises, percebemos que o trabalho de preparação para a produção dos artigos de opinião influenciou a escrita desses textos, o que pode ser observado desde a seleção dos argumentos, até a escolha da estrutura a ser seguida, no que diz respeito ao gênero utilizado.
Abstract: This paper aims to analyze, through a qualitative research, the influence of productive conditions in texts from students of the 3rd year of high school of one public school from João Pessoa, Paraíba, verifying how much has this influence contribute to the structural andthematic development of these texts. With this objectives, we aimed to identify aspects of the structure that demonstrate knowledge or its lack of the genre opinion article, as so as thematic aspects that characterize its nature. Our theoretical basis is founded on written in the classroom, concerning the notion of textual genres. We based on the postulates of BAKHTIN (2000), DOLZ & SCHNEUWLY (2004), GERALDI (1993; 2011) MARCUSCHI (2008; 2010) and VAL (2009), as so as official documents such as ParâmetrosCurricularesNacionais para o EnsinoMédio (PCN’s). As an integral activity of the Initiation Program to Teaching (PIBID), we had to prepare opportunity, together with the teacher of the class, the students of the 3rd year of high school to a public school in the city of João Pessoa, to perform the proof of Contest in Portuguese Language, which was the production of an opinion, with the theme "The place where I live." For the analysis, we selected four texts in order to observe to what extent the conditions leading influence in the textual productions. After analysis, we realized that the preparation work for the production of opinion pieces influenced their writing, which can be seen from the selection of arguments, even the choice of the structure to be followed with regard to gender used .
Keywords: Língua portuguesa - ensino médio
Produção textual
Artigo de opinião
Condições de produção
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3217
Issue Date: 15-Mar-2015
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MKS06032015.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons