Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32171
Tipo: TCC
Título: Análise combinatória: uma proposta de classificação de problemas de contagem indireta simples
Autor(es): Silva, Suzana Ferreira da
Primeiro Orientador: Rêgo, Rogéria Gaudencio do
Resumo: É notório que uma parcela significativa de alunos enfrenta desafios consideráveis no contexto da disciplina de Matemática. Diante dessa realidade, torna-se imprescindível que os educadores adotem estratégias e abordagens pedagógicas que visem facilitar o ensino e a compreensão dos conteúdos matemáticos. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de classificação de problemas de contagem indireta simples que possa contribuir para a facilitação do ensino e da aprendizagem da Análise Combinatória, além de analisar sua aplicação por estudantes de uma turma do terceiro ano do Novo Ensino Médio de uma escola estadual do Município de Quixaba, Pernambuco. Para a elaboração do trabalho, conduzimos uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de campo. Utilizamos um questionário que foi aplicado em duas etapas, cada uma constituída por sete problemas, nos quais os estudantes foram instruídos a classificá-los de acordo com suas características. Na primeira etapa, o questionário foi aplicado sem que a proposta fosse apresentada, enquanto na segunda etapa o mesmo foi aplicado posteriormente à apresentação e discussão da proposta. As bases teóricas deste trabalho emergiram das discussões de Núñez (2018), Handaya (2017), Pessoa e Borba (2010), Oliveira (2017), Rêgo (2023) e de outros autores que fundamentam suas pesquisas nos processos de ensino e aprendizagem e na classificação de problemas. Além disso, os documentos que orientam a definição dos currículos da Educação Básica no Brasil também foram importantes na sustentação teórica deste estudo. Os resultados obtidos demonstraram a potencialidade da proposta, com um aumento considerável no número de acertos após sua apresentação e com os comentários positivos dos estudantes, destacando que a proposta auxiliou na classificação dos problemas.
Abstract: It is well-known that a significant portion of students face considerable challenges in the context of the Mathematics discipline. Given this reality, it becomes imperative for educators to adopt strategies and pedagogical approaches aimed at facilitating the teaching and understanding of mathematical content. In this perspective, the present work aimed to present a proposal for the classification of simple indirect counting problems that could contribute to facilitating the teaching and learning of Combinatorial Analysis, in addition to analyzing its application by students in a third-year class of the New High School at a state school in the Municipality of Quixaba, Pernambuco. To carry out the work, we conducted qualitative research of the field study type. We used a questionnaire that was applied in two stages, each consisting of seven problems, in which students were instructed to classify them according to their characteristics. In the first stage, the questionnaire was applied without the proposal being presented, while in the second stage, it was applied after the presentation and discussion of the proposal. The theoretical foundations of this work emerged from the discussions of Núñez (2018), Handaya (2017), Pessoa and Borba (2010), Oliveira (2017), Rêgo (2023), and other authors who base their research on teaching and learning processes and problem classification. Additionally, the documents that guide the definition of the Basic Education curricula in Brazil were also important in providing theoretical support for this study. The results obtained demonstrated the potential of the proposal, with a considerable increase in the number of correct answers after its presentation and positive comments from students, highlighting that the proposal helped in classifying problems.
Palavras-chave: Pensamento combinatório
Classificação de problemas de contagem
Ensino de matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32171
Data do documento: 4-Set-2024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SFS15102024.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.