Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32186
Tipo: TCC
Título: Do Museu do Brinquedo à Oficina de Brinquedos e Brincadeiras: efeitos interpretativos dos visitantes
Autor(es): Santana, Thalyta Fernanda de Figueredo
Primeiro Orientador: Marin, Elizara Carolina
Resumo: Esta pesquisa objetivou verificar os efeitos interpretativos da visita ao Museu do Brinquedo e da participação na Oficina de Brinquedos e Brincadeiras (OBBA), atividade proposta pelo Laboratório Escola Brincante a qual exerce suas ações em um espaço e uma metodologia de ensino para construção e experimentação de brinquedos da cultura popular, para visitantes de escolas públicas de João Pessoa PB, com idade entre 3 e 12 anos, de ambos os sexos, na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação participativa. Como instrumento de pesquisa utilizamos um roteiro de observação participativa com base no Método Escritural e imagens. Identificamos que a visitação e a participação na OBBA geram efeito de encantamento nas crianças, e a mediação por meio da Pedagogia da Corporeidade contribui no sentido da sensibilização para a produção cultural do brinquedo e para a sociabilidade com os colegas. Bem como gera nas crianças um pertencimento às práticas culturais e pertencimento ao brinquedo artesanal.
Abstract: This research aimed to verify the interpretative effects of the visit to the Toy Museum and participation in the Toys and Games Workshop (OBBA), an activity proposed by the Brincante School Laboratory, which carries out its actions in a space with a teaching methodology for construction and experimentation. of popular culture toys, for students from public schools in João Pessoa-PB, aged between 3 and 12 years old, of both sexes, in Early Childhood Education and Elementary School I. The research is of the participatory action research type. As a research instrument, we used a participatory observation script based on the Scriptural Method and images. We identified that visiting and participating in OBBA generates an enchanting effect on children, and mediation through Corporeality Pedagogy contributes to raising awareness of the cultural production of toys and sociability with colleagues. It also generates in children a sense of belonging to cultural practices and belonging to handmade toys.
Palavras-chave: Museu
Brinquedos
Pedagogia da corporeidade
Efeitos interpretativos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32186
Data do documento: 31-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFFS03012024.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons