Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32186
Tipo: | TCC |
Título: | Do Museu do Brinquedo à Oficina de Brinquedos e Brincadeiras: efeitos interpretativos dos visitantes |
Autor(es): | Santana, Thalyta Fernanda de Figueredo |
Primeiro Orientador: | Marin, Elizara Carolina |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou verificar os efeitos interpretativos da visita ao Museu do Brinquedo e da participação na Oficina de Brinquedos e Brincadeiras (OBBA), atividade proposta pelo Laboratório Escola Brincante a qual exerce suas ações em um espaço e uma metodologia de ensino para construção e experimentação de brinquedos da cultura popular, para visitantes de escolas públicas de João Pessoa PB, com idade entre 3 e 12 anos, de ambos os sexos, na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação participativa. Como instrumento de pesquisa utilizamos um roteiro de observação participativa com base no Método Escritural e imagens. Identificamos que a visitação e a participação na OBBA geram efeito de encantamento nas crianças, e a mediação por meio da Pedagogia da Corporeidade contribui no sentido da sensibilização para a produção cultural do brinquedo e para a sociabilidade com os colegas. Bem como gera nas crianças um pertencimento às práticas culturais e pertencimento ao brinquedo artesanal. |
Abstract: | This research aimed to verify the interpretative effects of the visit to the Toy Museum and participation in the Toys and Games Workshop (OBBA), an activity proposed by the Brincante School Laboratory, which carries out its actions in a space with a teaching methodology for construction and experimentation. of popular culture toys, for students from public schools in João Pessoa-PB, aged between 3 and 12 years old, of both sexes, in Early Childhood Education and Elementary School I. The research is of the participatory action research type. As a research instrument, we used a participatory observation script based on the Scriptural Method and images. We identified that visiting and participating in OBBA generates an enchanting effect on children, and mediation through Corporeality Pedagogy contributes to raising awareness of the cultural production of toys and sociability with colleagues. It also generates in children a sense of belonging to cultural practices and belonging to handmade toys. |
Palavras-chave: | Museu Brinquedos Pedagogia da corporeidade Efeitos interpretativos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32186 |
Data do documento: | 31-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TFFS03012024.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons